Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Página virada – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

22/04/2025 - 08:04

Já falei desse assunto aqui, então é página virada… Página virada nada! Vamos, forçadamente, voltar a ela, mas… Antes de entrar no assunto, preciso lembrar que temos que abrir os olhos, as coisas hoje mudam de um dia para outro, nada mais anda como as tartarugas. O Japão, por exemplo, era exemplo do bom e do melhor. E continua assim? Nada, os japoneses andam “voando”… para trás. E mais que o Japão os Estados Unidos, Japão e Estados Unidos países que no passado eram chamados de “primeiro mundo” pela economia e pelas grandezas de toda sorte. Acabou, são hoje países do terceiro mundo, como eles nos chamavam. Vamos ao assunto. Falo freqüentemente sobre velhice e futuro da vida em paz. Mas sei que perco meu tempo, as pessoas, por maioria, andam muito ocupadas, elas não têm tempo a perder com tolices a envolver futuro, velhice, essas bobagens… Dia destes falei aqui de um assunto que está se tornando catastrófico no Japão: o envelhecimento das mulheres. Um problema que não se resume, como aqui, com a perda da beleza ou tolices dessa ordem. Ouça esta manchete, manchete agora reproduzida frequentemente, ouça: – “O envelhecimento do Japão atingiu o fundo do poço com um fato devastador: cada vez mais idosos querem viver na prisão”. Esses idosos de que trata a manchete são, maioria absoluta, mulheres. Mulheres solteiras ou viúvas ou, como aqui, esquecidas pelos filhos. Filhos que imagino muito ocupados… Canalhas, isso sim. E as mulheres, as idosas, praticando pequenos furtos, como roubar um sanduíche numa padaria, para pegar uma condenação de dois anos na cadeia. E por quê? Porque na cadeia elas têm assistência médica, companhia de outras mulheres e refeições garantidas, no mínimo três vezes ao dia. Pense um pouco, leitora, pense em você ou uma filha sua precisando praticar um delito, ser presa e poder, com essa prisão, ter o básico de que todos precisamos ou vamos precisar na vida. Muitos brasileiros levianos vão pensar que isso é coisa lá deles, dos japoneses. Não, isso já acontece aqui no Brasil, não digo das prisões, mas do abandono e pobreza absoluta de algumas idosas. Tem cabimento? Tem e não tem. Tem pela qualidade moral da maioria das famílias, dos filhos, e pelos descasos dos governos com os idosos. O futuro começa hoje, amigas. Cuidado.

MILAGRES

Muitas vezes é preciso muita fé para acreditar num milagre, como, por exemplo, um pai desorientado e um filho para ser educado. Ontem, um sujeito, de uns 35 anos, passou por mim segurando pela mão um guri de uns seis anos. Esse “pai” tinha o cabelo ao estilo moicano, todo raspado aos lados, arrastava um chinelo sujo e tinha o corpo todo “riscado”, desenhado… Como um sujeito desses pode educar uma criança? Só por milagre, mas… Duvido que o santo ajude, duvido.

ENGANAÇÕES

Estava ouvindo uma palestra enquanto caminhava e me chegou, de modo intrometido e estúpido um “anúncio”. Cursos de psicanálise e formação de psicoterapeutas – tudo on-line – com pagamentos de 12 x 59,00 reais. Cursos a distância, imagine. Bom, conheço gente no jornalismo que se anuncia com esses títulos, neurocientista, psicoterapeuta, pessoas semianalfabetas… Sucesso garantido junto ao povinho que não lê jornal…

FALTA DIZER

Virou febre, o time perde duas ou três partidas e… Demissão do treinador. Será que todos os treinadores demitidos são incompetentes ou o grupo de jogadores é, predominantemente, formado por safados, dissimulados, enganadores da torcida? Que os vagabundos identificados se expliquem na salinha dos fundos, os clubes têm que adotar uma salinha dos fundos…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.