Osteoporose masculina

FOTO: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

23/11/2023 - 10:11 - Atualizada em: 23/11/2023 - 16:53

A osteoporose é uma doença ósseo-metabólica que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas. Ela atinge cerca de 30% das mulheres com mais de 50 anos, o que a caracteriza a osteoporose como uma doença feminina.

Entretanto, os homens não estão livres dessa doença, eles apenas são atingidos em menor porcentagem.

Nos últimos 15 anos a osteoporose no homem tem sido reconhecida como um problema de saúde pública, devido à ocorrência cada vez maior de fraturas por fragilidade. Cerca de 10% dos homens, na faixa dos 50 anos, têm osteoporose, e respondem por 30% das fraturas de quadril.

As taxas de mortalidade por fratura de quadril são proporcionalmente maiores nos homens do que nas mulheres que sofrem esse tipo de trauma.

Homens têm ossos mais largos e mais fortes, mas com a idade, a perda de minerais e a baixa produção de hormônios, combinados com histórico familiar e maus hábitos de vida podem acelerar a redução da massa óssea.

Entre as causas da osteoporose em meio aos homens, estão o envelhecimento, a falta de prevenção e de tratamento adequado. As mulheres costumam fazer exames de densitometria óssea solicitados pelos ginecologistas, mas não existe essa rotina para o homem, que, além disso, tem resistência a ir ao médico.

Para prevenir a osteoporose deve-se manter uma alimentação balanceada, consumir alimentos como os laticínios – com muito cálcio e vitamina D; tomar sol diariamente para a produção da vitamina D – necessária para a absorção desse cálcio pelos ossos; e fazer exercícios físicos regulares com atividades que trabalhem o equilíbrio, a resistência e o fortalecimento de músculos e ossos, para prevenir quedas e eventuais fraturas.

Deve-se também incluir a densitometria óssea no check-up anual.

Outras recomendações são: deixar de fumar e consumir moderadamente bebidas alcoólicas, café e chá. Medicamentos só por indicação médica.

É muito importante praticar exercícios físicos regularmente.

Previna-se, a osteoporose é um risco sério.