Realizar-se na vida deve ser realizar-se a pessoa naquilo que lhe é significativo, seja no que for. Vamos imaginar que alguém nos diga que sua realização na vida é juntar folhas caídas de árvores, não deixá-las sujando parques… O que diríamos dessa pessoa? – “Ah, é uma louca, um louco”! Assim pensaria a maioria, desprezando a decisão da pessoa. E vale lembrar que tudo o que venhamos a fazer na vida que esteja dentro da decência, da lei, é ação válida, que os outros não metam a colher dos mexericos nessa panela. Nascemos livres, vamos viver livres e chegar o ponto final livres para fazermos o que nos realiza. Conheço pessoas que dão de ombros para a riqueza do dinheiro, claro, precisam do dinheiro, precisam do que todos nós precisamos, dos básicos. Aonde quero chegar? À leitura que acabo de fazer num jornal paulista sobre as inéditas conquistas dos brasileiros que disputaram os mundiais paraolímpicos de natação e atletismo em Singapura e na Índia. Competições recém-terminadas. Disputas duras, árduas, disputadas por pessoas com graves deficiências físicas, da cegueira a braços mutilados, pernas cortadas, pessoas, enfim, que para a maioria deviam ter ficado pelo caminho na andança da vida. Não ficaram. Não se acomodaram com as “aparentes” impossibilidades físicas, pessoas vencedoras existenciais. Enquanto isso, quantos milhões gemem má sorte na vida quando na verdade estão sentados sobre potes de ouro, os potes da potencialidade, da capacidade de vir a ser? Muitos desses atletas paraolímpicos me fazem pensar naquela história do sujeito que não sabia que tal coisa era impossível, foi lá e fez… Todos sabemos o que nos é possível, porém, levantar da cadeira das desculpas, arregaçar as mangas e fazer o que deve ou é desejado é para poucos, ainda que seja uma possibilidade de todos. Ninguém é louco para entrar em algum processo, acalentar um sonho que sabidamente é impossível de realizar. A Paraolimpíada é muito mais interessante que os Jogos Olímpicos. Nos Jogos Olímpicos os disputantes estão numa forma física de cinema, quase irreal, nada de surpreendente seus resultados, mas… Na Paraolimpíada estamos vendo os de fato grandes vencedores da vida. Os que não se acomodaram, não usaram de desculpas, partiram para a melhor das superações, as superações pessoais e… Estão sorrindo para as fotos da vida.
VIDA
Frases são fortificantes para a vida de quem quer viver bem, em paz. Uma dessas frases diz que – “Não é o que temos em nossa vida o que conta e nos faz viver felizes, mas quem temos em nossa vida”. Sem debates, o investimento em amigos, em relações cardíacas afetivas, o pertencimento, o engajamento, o ser social e humano é o que conta para a felicidade. E isso vai aparecer rutilantemente na velhice…
TEMPOS
Foi-se o tempo em que a sugestão do padre era como uma ordem: “Que sejam felizes até que a morte os separe”! Frase das cerimônias de casamento. Hoje os casamentos mais longevos no Brasil estão durando, em média, 13 anos. Números oficiais. E por quê? Pela leviandade dos pombinhos; deu, deu, não deu, não deu. Quem casa com a “certeza” de que achou sua outra metade, não se separa. Os demais? Levianos apressados.
FALTA DIZER
O casal vai dar um giro, a mulher se arruma direitinho, mas o marido se ajeita num calção, que ele chama de bermudas, uma camiseta de qualquer tipo e pronto, vamos lá. Negativo, deve dizer a mulher. – “Vai lá dentro e te arruma com homem, não como um guri da mamãe”! Aplausos, mulher!