Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Os gestos de Carol de Toni – Acontece SC

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/09/2025 - 07:09

Deputada federal mais votada em SC, ex-presidente da cobiçada Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a chapecoense Carol de Toni (PL) abre mão do posto de líder da minoria para que Eduardo Bolsonaro (PL), refugiados nos EUA, possa continuar como parlamentar, mesmo a 7 mil quilômetros de distância e sem comparecer no parlamento brasileiro. “Estou renunciando com convicção e seguirei ao lado dele nessa missão”, afirmou. O gesto está ancorado num desses casuísmos das política nacional – ato da Mesa Diretora da Casa garante que os líderes de bancada não tenham faltas computadas. O altruísmo de De Toni confirma a fidelidade à família do ex-presidente condenado e ao movimento que o reelegeu de maneira histórica. Mais: permite supor que outra ação aconteça, abrir mão de uma quase certa eleição para o Senado para que o outro filho, Carlos Bolsonaro, seja o candidato do PL, favorecendo a composição com Esperidião Amin, da Federação União Progressista.

Isolamento

O movimento de Carol de Toni, somado à participação de Amin no projeto de reeleição de Jorginho Mello (PL), pode isolar definitivamente a cada vez mais consolidada candidatura de João Rodrigues (PSD) na disputa eleitoral. Se, além disto, for confirmado o convite para que Ivete Appel da Silveira (MDB) seja a vice, sobra quase nada para compor com o prefeito de Chapecó.

Uvesc

A Federação das Câmaras de Vereadores de SC (Uvesc) realiza o Seminário Estadual de Servidores de Câmaras Municipais até sexta-feira, em Florianópolis. Para a presidente Marcilei Vignatti, o seminário reafirma o papel estratégico do servidor público. A programação terá a presença de representantes do TCE SC, MPSC, economistas e especialistas em políticas públicas.

Cadastro

Deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) e colegas de sigla protocolaram projeto de lei complementar que altera a lei que cria o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). Para Marques, como está o texto, representa aumento disfarçado de impostos e uma violação à autonomia de estados e municípios. “Chamam de ‘Cadastro’, mas é um ‘Tinder’ dos seus imóveis”, diz ele.

Abrasel

Foto: Jeferson Baldo/Agência AL

Os 30 anos de atuação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC) foram comemorados na noite desta segunda-feira, no Plenarinho Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa. A iniciativa do deputado Matheus Cadorin (Novo) destacou a importância do trabalho desenvolvido em favor do segmento nas três décadas de atuação.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.