Todos nós temos apegos. O sujeito mais rico do mundo tem apegos, não escapa. Ninguém escapa. E o que é o apego? É uma dependência emocional, isto ou aquilo me faz bem, não quero perder. É uma inerência à condição humana. Os mais liberais dizem-se sem apegos, mentem. Mentira cabeluda, ninguém escapa aos apegos, até por que apegos enganosamente nos garantem segurança e paz na vida, só que… Há milênios, filósofos e pensadores milenares jogaram água fria em nossos apegos. Já disse aqui incontáveis vezes que saio todos os dias para caminhar, todos, 55 minutos. E durante a caminhada, fones nos ouvidos, sempre escutando um “filósofo”, um palestrante americano, e assim treino meu inglês e enriqueço a minha caminhada. E como as palestras que procuro são sempre filosóficas, alicerçadas em psicologias, não agüento mais ouvir as milenares pregações sobre a importância do desapego. Não nos devemos apegar a nada… Ouvindo isso, costumamos dar de ombros, porém… Essas mensagens nos fazem lembrar que tudo na vida é passageiro, transitório. E isso é uma paulada nos sonhos humanos. Seja o que for que tenhamos na vida, vai mudar, vai sair de cena, vamos “perder”, o objeto do apego não vai continuar ad aeternum… Toda vez que ouço essa verdade, uma verdade ruinosa, lembro-me de quantas coisas já tive e já perdi coisas, valores, amores que ficaram para trás, que o tempo levou… Agora imaginemos a pessoa estar vivendo um momento especial, muita alegria, felicidade mesmo, e ao mesmo tempo lembrar que tudo é passageiro, que aquele momento, aquela vivência vai ficar para trás, vai mudar, vai desaparecer… Ah, companheiros de vida, é um ato de consciência que joga contra a felicidade, contudo… Olhando para trás em nossas vidas, quantas pessoas já “perdemos”, quantos empregos, bens materiais, muito e de tudo um pouco já nos ficou para trás, tudo levado pela transitoriedade da vida? Essa pregação budista do desapego é interessante para nos reduzir o sofrimento diante das perdas, mas é bem difícil deixar os apegos de lado para ficarmos na filosofia aguda da consciência das finitudes. Às vezes fico pensando, em muitos momentos é muito bom ser “ignorante”, ignorar certas filosofias na vida. Queres saber mais? Vamos viver, intensamente, o aqui e agora, vai que…
DINHEIRO
Dia do trabalho? Claro, como todos os dias. Coitada da pessoa que levanta pela manhã sem ter o que fazer, dia após dia, sem ter o que fazer. A pessoa “pira”, vai acabar mordendo os cotovelos. O trabalho é uma benção? Não para a maioria, para a maioria trabalho é praga bíblica: – “Comeras o pão com o suor do teu rosto”! Credo, que invenção torpe dos escravagistas do passado… Nosso trabalho é a nossa libertação.
DIFERENÇAS
Um americano desempregado diz – “I need to make Money” – preciso “fazer” dinheiro. Trabalho para os americanos é fazer dinheiro, é suar para ter o de que precisam… Já para nós, brasileiros descendentes de uma colonização pútrida, quando estamos com os bolsos vazios dizemos: – “Preciso “ganhar um dinheiro”! Ou então perguntamos aos outros: – Quanto “ganhas”? Já na área política, a pergunta é: – Qual é o meu nessa aí…?
FALTA DIZER
No Brasil é assim: se um pobretão cometer um crime dificilmente vai escapar da cadeia, não ganhará nenhuma moleza, mas… Se esse “bandido” for um político, um ex-político, um “tubarão” na conta bancária ou uma “autoridade”, ah, esse será tratado com delicadezas e, bem provável, vai cumprir a pena em casa. Isso se for condenado…