Orientações sobre o imposto de renda rendem lições sobre cidadania

Foto: Juca Varella - Agência Brasil

Por: Palavra do Reitor

17/04/2024 - 15:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 16:10

O Imposto de Renda (IR) é uma fonte vital de receita para o governo federal, financiando uma variedade de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança pública. Ao cumprir com as obrigações fiscais, os brasileiros contribuem diretamente para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento do país.

O pagamento correto do IR é muito mais do que uma obrigação legal: é um ato de cidadania, que beneficia a todos. Ao agir de forma ética em seu compromisso com os impostos, os contribuintes participam para a estabilidade e a sustentabilidade do sistema tributário, demonstrando verdadeira responsabilidade para com a pátria.

O prazo para envio da declaração do IR 2024 começou no dia 15 de março e se encerrará em 31 de maio. Para esse ano, em que se estima a entrega de 43 milhões de declarações, foram instituídas mudanças significativas nos procedimentos. As novidades vão desde a atualização dos limites para rendimento tributáveis, ao aumento dos dados que devem constar na ficha de declaração, sendo importante que todos estejam cientes para evitar erros e eventuais penalidades.

Em virtude disso, o curso de Ciências Contábeis da Católica de Santa Catarina se organizou para prestar orientações gratuitas e apoiar a comunidade nesta complexa tarefa.

Através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), programa implantado tanto no campus Jaraguá do Sul quanto em Joinville, um plantão gratuito se propõe a esclarecer dúvidas e auxiliar os cidadãos no correto preenchimento das informações do IR 2024.

Além de prestar um apoio comunitário essencial, a proposta gera uma valiosa experiência aos estudantes. Atuando sempre sob supervisão de professores, os alunos envolvidos nas atividades têm a oportunidade de solucionar problemas reais e aplicar conhecimentos contábeis na prática, ampliando suas perspectivas quanto ao mercado de trabalho.

Os moradores de Jaraguá do Sul podem contar com o apoio do NAF para resolver suas dúvidas sobre o IR pessoalmente todas as sextas-feiras, a partir das 18h45. Para acessar o serviço é necessário agendar previamente o acesso pelo e-mail nafjaragua@catolicasc.org.br, ou pelo WhatsApp (47) 99165-1481.

Já em Joinville, o serviço será disponibilizado também de forma presencial, mas somente em duas datas. O mutirão de atendimento acontecerá nos dias 22 de abril e 20 de maio, das 19h às 20h30, junto à sala E03 do campus. Informações podem ser antecipadas pelo e-mail naf@catolicasc.org.br ou fone (47) 99916-1075.

Para além do plantão à declaração do IR, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Católica SC tem oferecido um valioso apoio à comunidade acerca de questões contábeis desde 2017. O NAF contribui o ano todo com uma diversificada gama de serviços relevantes e estratégicos a pessoas físicas e empreendedores da região, como inscrições e informações de CPF e CNPJ, agendamento e consultas à situação fiscal na Receita Federal, entre outros.

Ao efetuar este suporte, sempre de maneira gratuita, cuja solução especializada muitas vezes estaria fora do alcance financeiro de muitos cidadãos, o NAF demonstra como pequenos gestos podem ter um impacto significativo na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Toda a iniciativa do NAF reitera a missão fundamental da Católica SC em fomentar o desenvolvimento do contexto social e econômico da região, ao mesmo tempo em que busca oferecer não só aprimoramento técnico aos estudantes, mas transmitir valores transformadores, pautados na filosofia cristã.

Para a Instituição, manter a excelência no ensino superior significa ir além do trabalho de conhecimento acadêmico: é também sobre a integração social e o desenvolvimento humano. Por meio do diálogo constante entre a ciência e a sociedade, a Católica SC busca promover o bem comum e inspirar uma cultura de colaboração, respeito e solidariedade, em vista de um futuro mais digno e justo para todos no nosso país.