Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Orçamento eleitoral: Farra com dinheiro público – Acontece SC

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/10/2025 - 06:10 - Atualizada em: 01/10/2025 - 06:46

O Brasil vive um momento de crise fiscal, com a inflação em alta e a pobreza ainda atingindo milhões de cidadãos. Entretanto, a decisão da Comissão Mista de Orçamento (CMO) de ampliar o fundo eleitoral para impressionantes R$ 4,9 bilhões para as eleições de 2026 é um insulto ao contribuinte. Este valor, aprovado de forma simbólica, ignora as necessidades urgentes do país e destina recursos significativos ao financiamento de campanhas eleitorais. Em um cenário de austeridade, onde cada real deveria ser mais bem alocado, esse gasto revela uma vergonhosa prioridade por parte dos nossos parlamentares. A aprovação dessa medida demonstra, mais uma vez, a distância entre o Congresso e os reais problemas da população. A sociedade precisa de soluções para saúde, educação e segurança, e não de um fundo bilionário que perpetua a cultura do financiamento público de campanhas. A indignação é justificada: é o dinheiro do povo sendo desperdiçado em um cenário onde a responsabilidade fiscal deveria ser a prioridade.

Deputados

A recente decisão do ministro Luiz Fux, do STF, de manter o número de deputados federais nas eleiçõe de 2026 e transferir para 2030, chega em boa hora. A medida reflete a responsabilidade do Supremo em preservar a ordem constitucional, especialmente diante da omissão do Congresso Nacional em revisar a distribuição de cadeiras, como determina a Constituição.

Troca

Após ser criticado pela deputada Julia Zanatta (PL) por abrigar na administração municipal filiados de partidos de Esquerda, o prefeito de Laguna Preto, Cripa decidiu deixar o PL para ingressar no Republicanos. Essa mudança ocorreu após ele ter concedido um cargo ao presidente do PT e feito

Metanol

A morte de três pessoas por consumo de bebidas falsificadas contaminadas com metanol em SP deixou em alerta profissionais de Saúde e também do Procon/SC. Além das mortes, outras nove foram internadas por envenenamento. O Procon/SC alerta a população para denunciar qualquer mal-estar fora do padrão que sinta após o consumo de bebidas alcoólicas.

Brasil-Japão

Foto: Daniel Conzi/Agência AL

A Alesc celebrou na segunda-feira à noite os 130 anos de laços entre Brasil e Japão, numa proposição do deputado Pepê Collaço (PP). Uma sessão especial realizada no plenário do Parlamento Catarinense destacou tratado de amizade, No hall da Assembleia, uma exposição com obras de artistas dos dois países ressalta a relação mais que centenária.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.