Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ônibus lotado – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

14/08/2025 - 07:08

Bons exemplos nos podem motivar para realizar algum desejo. E quando motivam é porque temos dentro de nós a potencialidade para realizar esse desejo. Costumeiramente, todavia, vamos indo pela estrada da vida e, mais das vezes, suspirando. De repente, surge a inspiração, o exemplo e… Acordamos. Esse acordar nos leva à luta que nos vai realizar. Suspirar e gemer infelicidades é a vida da maioria. O exemplo que me ocorre é aquele de você estar no seu carro indo por uma estrada de três vias. Você vai na pista do meio, assobiando, alegre, até que… Pela pista da esquerda, de repente, passa um carrão, um Mercedez Benz daqueles… E você, que ia feliz no seu “carrinho”, passa a mastigar urtigas de invejas e frustração. E você não observa que ao seu lado, pela direita, passa um ônibus lotado, pessoas indo para o trabalho num sufoco. Se tivesse notado o ônibus lotado e não dado atenção ao carrão que lhe passou pela esquerda, continuaria feliz como até então estava em seu carro. É o que mais fazemos nesta sociedade das comparações, o que tenho de bom não noto, o que não tenho me tira o sono. Uma desatenção para com as graças que a vida nos dá. Muitas pessoas neste momento estão mais fortes e saudáveis que o Tarzan lá na floresta, mas… Sofrem, se queixam de tolices e não se lembram que muitas pessoas estão sofrendo dores fora de controle, e nem vaga no hospital conseguiram. Suspirar pelo que não temos e esquecer as graças na nossa vida é uma ingratidão com a própria vida. Pessoas que sofreram acidentes graves, pessoas que ficaram isoladas em florestas ou sobrevivendo em botes no meio de oceanos, pessoas que viram o bicho-papão da vida muito de perto, hoje não suspiram por mais nada senão agradecer pela paz e segurança em que agora vivem. Será que temos que passar por isso para acordar para os verdadeiros bens da vida? Vamos prestar atenção ao “trânsito” da nossa vida… Estamos na pista do meio? Gratidão: não precisamos da Mercedez e que bom não precisar do ônibus. O exemplo do ônibus é meramente ilustrativo, há mais gente feliz dentro de ônibus que nos carrões…

TEMPOS

Era natural no passado as escolas serem exclusivas para meninas ou para meninos. Sem misturas. Idiotas, todavia, criaram lorotas “sociais” para misturar guris e gurias nos colégios, como é a moda hoje. A verdade para a mudança não foi dita. É que as notas das meninas nos colégios exclusivamente femininos eram imensamente mais altas que as dos guris nos colégios deles. Só que… Nada mudou, elas continuam com as notas mais altas, e mais ainda nas Universidades. Psss…

PSICOLOGIA

Por trás da publicidade existe uma psicologia dissimulada. Virou moda anúncios publicitários para apartamentos em prédios onde há shoppings. Você pode morar num shopping, dizia um anúncio que acabei de ouvir em Florianópolis. E sabes o que está por trás disso? Fugir da solidão. A psicologia escondida aponta para um moderno meio de aliviar a solidão: morar numa área permanentemente lotada de pessoas. A que ponto chegamos, as famílias estão em extinção…

FALTA DIZER

Estava ouvindo entrevistas de um pré-jogo do Figueirense em Florianópolis. O repórter entrevistava um empolgado torcedor, de 55 anos, ele falava da história dele como torcedor, o filho no mesmo grupo… E o repórter perguntou: – E a esposa? E o cara respondeu: – “Ah, eu fiz ela também Figueirense”. Você conhece alguma mulher que tenha feito isso com o maridinho? Elas se subjugam…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.