Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Obra do novo McDonald’s de Jaraguá do Sul é concluída em apenas 99 dias

Foto: Chess Digital/Divulgação

Por: Debora Volpi

15/05/2025 - 06:05

A nova unidade do McDonald’s, construída no Centro de Jaraguá do Sul, foi entregue ao público na manhã de quarta-feira (14). Além da modernidade do espaço, e do inédito modelo drive-thru da marca na cidade, a edificação chama atenção pela agilidade com a qual foi concluída. Localizado na movimentada Rua Marechal Deodoro, um dos endereços mais relevantes para o comércio da cidade, a obra do novo restaurante da famosa rede de fastfood foi executada em apenas 99 dias.
Essa agilidade só foi possível graças ao sistema Light SteelFrame (LSF), que utiliza chapas de revestimento pré-fabricadas, o que permite a antecipação de etapas com uma significativa redução de prazos e custos. À frente da execução está a empreiteira local Baliz Obras Corporativas, coordenada pela engenheira civil jaraguaense Sheila Lima. Desde 2019, quando adotou pela primeira vez o LSF na construção de uma unidade do McDonald’s, em Curitiba (PR), a Baliz já realizou dez trabalhos com essa mesma tecnologia para a rede. Por substituir métodos tradicionais por estruturas em aço leve e componentes pré-fabricados, o método permite produzir estruturas com precisão milimétrica, garantindo o máximo de fidelidade entre projeto e execução, e evitando-se ainda retrabalhos e desperdícios, comuns nas construções tradicionais.

Por consequência, a gestão de resíduos e o aluguel de equipamentos, por exemplo, também ocorre de forma mais otimizada. O método é considerado eco-friendly, ao reduzir drasticamente o uso de água no canteiro de obras. Classificado como um método de “construção a seco”, ele reduz o consumo de água de 500 litros por metro quadrado para apenas cinco litros por metro quadrado. Já o desperdício de materiais, que chega a 30% numa construção convencional, fica menor que 5% em uma construção de Light SteelFraming. Mais do que um novo ponto de encontro para os fãs da rede, a obra demonstra que Jaraguá do Sul está no radar de grandes marcas e possui empresas com expertise para abraçar projetos audaciosos e inovadores. A unidade irá gerar empregos, movimentar ainda mais a região central do município, impactando na economia local e, servindo como uma verdadeira vitrine para as construções sustentáveis no varejo.

Plataforma de empregos da Fiesc possui mais de 5,2 mil vagas abertas

A plataforma de empregos Emprega Já, criada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico no estado. Atualmente, são mais de 5,2 mil vagas abertas em diversas áreas e níveis de atuação. Entre as oportunidades disponíveis, há cargos nas áreas de gerência, gestão, planejamento, supervisão e pesquisa e desenvolvimento. Lançada em 2021, a Emprega Já é um recurso gratuito que conecta empresas e trabalhadores de forma direta. Os candidatos podem filtrar as vagas por cidade, área de interesse e turno. A Fiesc não intermedeia os processos seletivos — o contato é feito diretamente entre as partes interessadas.

Investimentos no Porto de São Francisco
O Porto de São Francisco do Sul recebeu, esta semana,. a visita do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que conheceu os os investimentos realizados no terminal portuário. Junto com o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria, Bruno Neri, percorreram as instalações e mantiveram reunião com o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma parceria com um porto privado para uma dragagem, que aprofundará o canal de 14 metros para 16 metros. A dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, deve começar ainda em 2025, com investimentos de R$ 324 milhões. A obra é duplamente inédita e inovadora, pois parte dos sedimentos retirados do mar será destinada ao alargamento da Praia de Itapoá, ao lado do canal.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.