Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Obra do AquaFoz, no Paraná, recebe última carga de painéis gigantes da Bold

Foto: Bold/Divulgação

Por: Debora Volpi

28/03/2025 - 06:03

A construção do AquaFoz, um dos maiores aquários marinhos da América Latina, entra em nova fase com a última entrega dos materiais da Bold, multinacional brasileira com sede em Jaraguá do Sul. O empreendimento, liderado pelo grupo turístico Cataratas, usará 100 toneladas de produtos da marca, incluindo painéis gigantes de acrílico de 11 metros por 5 metros e 19 cm de espessura. Os itens irão garantir a visibilidade e segurança do projeto, que abrigará 3,5 milhões de litros de água, reunindo espécies de água doce e marinha. A entrega foi dividida em três etapas, tendo iniciado em novembro do ano passado e sendo concluída neste mês. O transporte da carga de proporções monumentais exigiu da Bold um esquema logístico complexo, que incluiu a escolta da Polícia Rodoviária Federal. Os painéis, com peso de 23,5 toneladas cada, seguiram até Foz do Iguaçu em caminhões especializados, despertando a curiosidade do público durante a jornada. Com inauguração prevista para o 2º semestre de 2025, o Aquafoz ocupará 23 mil metros quadrados e representa um investimento de R$ 100 milhões na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, contribuindo para pesquisa, conservação ambiental e o turismo sustentável da região paranaense.

Construtoras catarinenses se destacam entre as 100 maiores do Brasil

Santa Catarina reafirma sua força no setor da construção civil com nove construtoras presentes entre as 100 maiores do país, segundo o Ranking Intec 2025. O levantamento considera a metragem construída e a capacidade de entrega das empresas ao longo do ano, funcionando como um termômetro sobre quais marcas estão crescendo, inovando e impactando o desenvolvimento do mercado. A FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú, liderou entre as catarinenses, ocupando a 9ª posição nacional e a 3ª na região Sul. Além dela, figuraram no ranking a Rôgga Empreendimentos (26ª), de Joinville; Vetter Empreendimentos (35ª), de Balneário Piçarras; MS Empreendimentos (44ª), de Rio do Sul e litoral; Haste Incorporadora (81ª), de Joinville; CN Empreendimentos (82ª), de Itajaí; Phacz Empreendimentos (89ª), de Brusque e litoral; Inbrasul Sul I Construtora (92ª), de Navegantes; e Construtora Oliveira (97ª), de Cunha Porã, no oeste do estado.

Serviço de portaria remota cresce como solução de segurança para empresas

Antes comum apenas em condomínios residenciais, o serviço de portaria remota, com automatização no controle de acessos, vem ganhando espaço como opção para indústrias, coworkings, transportadoras e grandes áreas empresariais. Conforme aponta a companhia de segurança especializada Orsegups, de Blumenau, a ferramenta entrega muito além da substituição dos vigilantes presenciais, gerando registros detalhados da entrada e saída de pessoas. Câmeras com reconhecimento facial, fechaduras eletrônicas e sistemas de energia auxiliar fazem o monitoramento contínuo, enquanto uso de Inteligência Artificial identifica movimentações suspeitas e emite alertas à central de segurança. Outro diferencial da solução é a rastreabilidade das informações, que permite armazenamento de imagens e outros dados de acesso por até um ano, facilitando consultas e investigações.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.