Em um mundo cada vez mais marcado pela automação e pelo consumo descartável, o ofício artesanal resiste como um verdadeiro patrimônio humano. Sapateiros, alfaiates e consertadores de panelas, são profissões que resistem em nossa Jaraguá do Sul. Se já foram indispensáveis em tempos passados, hoje caminham resistindo à modernidade efêmera, entregando habilidade artesanal e resgatando valores que vão muito além do material.
Devemos ter a sensibilidade de admitir que esses profissionais são guardiões de saberes antigos, transmitidos de geração em geração. Suas mãos habilidosas dão vida nova a sapatos desgastados, roupas que carregam histórias, utensílios de cozinha que serviram inúmeras refeições, entre outras originalidades onde encontra-se inserida a alma humana.
Em tempos de consumo rápido, onde descartar parece mais simples que consertar, esses trabalhadores nos ensinam a importância de preservar. Não se trata apenas de economia financeira, mas de sustentabilidade e respeito ao que temos. São eles que, com paciência e engenhosidade, nos lembram de que a vida não precisa imediatista e superficial. Temos que valorizar a riqueza desses ofícios que, ao mesmo tempo em que atendem a necessidades práticas, resgatam a essência da interação humana.
Em uma alfaiataria, sapataria, ou qualquer oficina restauradora, o cliente deixa de ser um número e passa a ser uma pessoa com histórias e desejos, que busca algo único e personalizado. Nossa cidade tem a sorte de ainda contar com esses profissionais que resistem à frieza e velocidade da ‘autômata’ modernidade. Que essa resistência inspire a todos nós a olharmos com mais atenção para o artesanal, para o humano e para o durável. Porque, enquanto existirem sapateiros, alfaiates, consertadores de panelas, e demais mãos artesãs, haverá um pedaço de história que se recusa a ser esquecido.
Prestigiar esses trabalhadores, além de ser um ato de consumo consciente, é uma homenagem à alma criativa e perseverante que ajudou a construiu nossa sociedade. A Rede OCP de Comunicação expressa respeito e admiração à esses profissionais.