Passadas as convenções, os partidos têm até esta quarta-feira para finalizarem suas nominatas e enviarem à Justiça Eleitoral, que iniciará o processo de análise das candidaturas. No dia 16 começa a campanha nas ruas e na internet e, no dia 28, no rádio e na TV. Mas, diante dos discursos postos, é possível prever o tom dos embates. De um lado, o governador Jorginho Mello (PL) defendendo sua gestão: “Fizemos em três anos mais do que os últimos governos em 30 anos”, garante. “Entregamos o Universidade Gratuita e o Estrada Boa. Somos o estado mais seguro do país”, afirma. De outro lado, João Rodrigues, que tem o apoio de ex-governadores como Carlos Moisés, Eduardo Pinho Moreira, Raimundo Colombo e Paulo Afonso, rebate: “São mais de 120 mil catarinenses nas filas de espera para fazer uma cirurgia. Não há uma rodovia duplicada.” Enfim, as narrativas estão postas e o tom o deve subir. O que se espera é que o nível não caia.
Fora do palanque
O senador Esperidião Amin (PP) evitou subir no palanque do candidato à presidência pelo PSD, Ronaldo Caiado, sábado, nas convenções realizadas em Florianópolis. Apesar do ex-governador de Goiás fazer parte da sua coligação, Amin nunca escondeu que o seu voto para o Planalto será em Flávio Bolsonaro.
Suplências
Estão definidos os suplentes ao Senado pela aliança PSD, PP, UB e MDB. Volnei Weber (MDB) será o primeiro de Amin, com o ex-prefeito de Nova Veneza, Genésio Spirelle (PP), o segundo. Já sobre Lunelli, o ex-prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (UB), será o primeiro e a segunda, a vereadora de BC, Jade Martins (MDB).
Chapa pura
Na convenção do PL, o governador Jorginho Mello defendeu que seu partido tenha chapa pura na disputa à presidência, mas ressaltou que a decisão será de Flávio Bolsonaro. “Em 2022, ninguém quis coligar comigo, concorri sozinho e ganhei. O PL tem ótimos quadros para ser vice do Flávio”, disse. Julia Zanatta é um deles.
Esquerda

Foto: Divulgação/Campo Democrático
Uma comitiva catarinense composta pelo candidato ao governo pelo Campo Democrático, Gelson Merisio (PSB), a candidata a vice-governadora, Ângela Albino (PDT), e dos candidatos ao Senado Décio Lima (PT) e Afrânio Boppré (PSOL) compareceu em São Paulo no lançamento da candidatura do presidente Lula.