Correr atrás da felicidade é rematada estultícia, quem não sabe que felicidade não passa de uma mera decisão da cabeça da pessoa? Onde estaria a sua felicidade, leitora? Tudo vai depender, e muito, da idade. Jovens têm uma ideia de felicidade, os mais velhos têm outra.
Os jovens têm mais tempo. Tempo presumido… Então, qual seria a felicidade de alguém na faixa dos… 60, 70 ou até mais? Essa felicidade, aposto, seria bem diferente da felicidade dos jovens. Mudamos no tempo.
O que nos empolgava aos 20, 30, 40 anos, não terá a mesma força aos 60… Dia destes, lendo uma história de ficção, um idoso abriu uma garrafa e dela saiu um “gênio”. O gênio, feliz pela liberdade, começou a conversar com o idoso e a senti-lo deprimido, sem graça diante da vida.
O “gênio”, que podia realizar alguns desejos humanos, perguntou ao idoso do que ele precisava para sentir-se feliz. O “gênio” garantiu que poderia viabilizar até três desejos para o idoso. O idoso ficou pensativo. Saúde poderia ser o primeiro pedido, mas o idoso estava saudável.
De dinheiro ele não precisava, e se precisasse seria apenas para ajudar os filhos… O que mais? Ah, lembrou-se do trabalho de que muito gostava, gostava e continua gostando, mas… Não teria mais paciência para sair de casa todos os dias, nos mesmos horários, mesmas rotinas… Não, não mais.
Mas o tempo todo esteve na cabeça do idoso a lembrança da esposa falecida, mulher que ele conheceu jovem e com quem escreveu toda a sua história mais inesquecível da vida. Eles juntos. Trazer a mulher de volta, impossível.
Começar um novo romance sem o namoro e o longo tempo das descobertas até que chegassem ao “sim”, nunca mais. O que então pedir ao gênio? Pedir felicidade? Mas o idoso já sabia, pelos caminhos ao longo da vida, que esse desejo só ele mesmo lhe podia realizar.
No resumo da história, mais das vezes temos o de que precisamos, mas não nos damos conta, ou não queremos reconhecer. E em sendo assim, a sabedoria que todos temos vai nos bater no braço e dizer: – “Acorda, tu não precisas de nada para ser feliz”… E o idoso acordou.
PALAVRAS
Fui tirar uma dúvida sobre uma palavra inglesa. Liguei o celular e achei a tradução. Várias palavras e exemplos. E por fim: fodão. Francamente! Quem teria sido o infeliz a colocar essa palavra na tradução? Palavra típica dos toscos, dos que não achando a palavra adequada usam desse tipo de gíria bagaceira. Cuide-se, leitora, observe bem o vocabulário do “namoradinho”; pelas palavras o caráter do cara se revela. Caia fora o quanto antes de um “boca-de-esgoto”.
FALA
Não, não prego santidade a ninguém, até por que ninguém até hoje foi santo. Ninguém. Mas a pessoa precisa escovar a língua antes de falar, mas isso, é claro, vai depender da educação, das leituras e da consciência da pessoa. Lembrar-se de que nos revelamos pela fala. Uma gíria limpa, atual, tudo bem, nada contra, mas palavrões a toda hora, tipo porr… revelam a qualidade do falante. Sim, mas os pais não ensinam isso às crianças? Quem? Esses que andam por aí? Cio…
FALTA DIZER
O que é que está faltando ao futebol brasileiro? O mesmo que está faltando para a brasileirada em geral e em Brasília em particular: postura decente, caráter. Com postura hirta e caráter definido para o bem, não vamos perder jogos na vida nem nos gramados. A maioria vive pedindo pênaltis… Pusilânimes da farsa.