O tamanho de Jaraguá demanda transporte público diversificado e integral

Por: Editorial

15/02/2024 - 06:02

 

O transporte público é um serviço fundamental para garantir a mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida dos cidadãos. Ele desempenha um papel crucial na garantia do direito de ir e vir, independentemente das distâncias. Vale destacar que um modal de transporte público eficiente, diversificado e abrangente contribui para a redução do número de veículos particulares nas ruas.

Isso resulta em menos congestionamentos, menos acidentes, melhor fluidez do tráfego, redução dos tempos de deslocamento, da poluição atmosférica e, sobretudo, maior número de usuários beneficiados. Ressalta-se, outrossim, que é responsabilidade do poder público investir, priorizar e diversificar o transporte público, de formas a assegurar um sistema funcional, pontual, abrangente, seguro e de qualidade para todos os moradores.

Portanto, tendo em vista a dimensão geográfica e populacional de Jaraguá do Sul, faz-se necessário e urgente, um olhar disruptivo e visionário para essa questão. Afinal, uma cidade com um transporte público inclusivo, e que corresponda a todas as necessidades, é uma cidade mais justa, igualitária e sustentável. Consciente dessa realidade, a Câmara de Vereadores votará hoje, em segundo turno, Projeto de Lei que amplia o rol de usuários desse serviço, aumentando a oferta de transporte por meio de vans e micro-ônibus sob regime de fretamento. Certamente tal decisão agregará relativo benefício a esse serviço. Entretanto, Jaraguá já comporta projetos mais ousados e modernos.