Após cenas lamentáveis de deputados acorrentados à Mesa Diretora, típica de parlamentares sem nível, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Senado, Davi Alcolumbre; retomaram seus assentos e restabeleceram a ordem no Congresso Nacional. Motta foi claro: “O respeito à Mesa Diretora é inegociável. Não podemos negociar a nossa democracia. O que aconteceu não foi bom, não foi condizente com nossa história”. Alcolumbre reforçou: “Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”. O Brasil já viveu tempos de chumbo e não pode mais retroceder. O discurso de “quanto pior, melhor” não cabe mais. Nossos representantes precisam respeitar os ritos congressuais e não fazer chantagens baratas. Felizmente, os trabalhos foram retomados, voltados aos interesses da sociedade.
Crítica
A imagem de deputados com vendas nos olhos e nas bocas e presos por correntes à Mesa Diretora da Casa recebeu crítica pesada do deputado Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense: “Quando achamos que já vimos tudo, a extrema-direita se supera. Transformaram a democracia em refém dos seus próprios interesses”, disparou.
Podemos
O Podemos realizou, na noite de quarta-feira, em Mafra, seu quinto encontro estadual. Coordenado pela deputada estadual Paulinha, presidente estadual da sigla e pré-candidata à Câmara Federal, a sigla reuniu prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes da comunidade. O partido já passou por Lages, Guaraciaba, Videira e Camboriú.
Em números
Na passagem do programa Alesc Itinerante em Mafra, foram realizadas duas sessões ordinárias, com a aprovação de 137 matérias legislativas, sendo 36 projetos de lei e 101 proposições não normativas. As comissões permanentes promoveram oito reuniões. Ao todo, 42 entidades se pronunciaram durante as sessões e reuniões das comissões.
Positivo

Foto: Bruno Collaço / Agência AL
O presidente da Alesc, Julio Garcia, considerou positiva a edição do programa “Alesc Itinerante” no Planalto Norte catarinense. “Foram quase 100 vereadores, uma dezena de prefeitos, diversas entidades. Tivemos também o acompanhamento da juventude, com a presença das câmaras mirins”, comentou Julio Garcia. “O objetivo é justamente aproximar a sociedade”, completou.