Quando os americanos eram os “Americanos” fizeram muitas e importantes pesquisas em todas as áreas da jornada humana. Uma dessas pesquisas, feita nos 60, descobriu um obviedade: notícias boas não vendem jornais, não dão audiência ao rádio e as tevês são desligadas. Faz sentido? A pesquisa disse que sim, o povo quer notícias ruins. Quem duvidar que faça uma pesquisa disfarçada, vai descobrir que o povo não tem nada de santo, quer ver, ouvir e saber do inferno dos outros. Nossa conversa de hoje? Ela começa com uma manchete, nada nova, muito repetida, diz assim: – “Excesso de telas poder afetar saúde mental dos idosos”. Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Penso que todos sabem disso, jovens e velhos sabem disso, devem saber. Notícias ruins, acompanhar idiotas que se dizem “influenciadores”, saber sobre políticos safados, ler sobre crimes e mais crimes, nada, enfim, que eleve a cabeça da pessoa, a entusiasme com boas esperanças, nada, coisas só prejudiciais, liquidam a paz da saúde. Mas fique claro, as telas são nocivas quando mal utilizadas, quando buscadas apenas por levianas curiosidades, sem falar em quem entra nas telas para postar e mandar mensagens mentirosas. Mentirosas, eu disse. Ninguém, absolutamente ninguém, fala de suas verdades pessoais, “aquelas” verdades, claro que não, falam de fantasias, enganações… E os idiotas do outro lado da tela caem nessa patifaria. As telas são, podem ser, vitrinas de novos conhecimentos, de crescimento pessoal, tudo de bom, enfim, mas… Fique claro, “veneno” em dosagens adequadas transforma-se em remédios, em curativos… Tudo vai depender do que fazemos com o que podemos fazer. Ah, ia esquecendo, vidas vazias estão de plantão 24hs. Mas é bom não esquecer que essa cabeça vazia pode ser a nossa, é muito fácil concordar com certas propostas ou não vê-las no espelho de nossas vidas. Voltando à manchete lá de cima, será que os idosos lendo um livro atrás do outro teriam suas cabeças afetadas para o mal? Leitura faz bem pra tosse… A pessoa pode viajar pelo mundo sem sair de casa, apenas lendo. O cérebro cresce, a pessoa se torna mais assertiva, tem mais para dizer ou contestar e será, enfim, uma pessoa melhor. Nada na cabeça? Ah, vamos para as telas, vamos ver desenhos do Bocó… Mesmo com muita idade.
SALÁRIOS
Informações do governo federal por meio do Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios: – As mulheres ganham no mercado de trabalho brasileiro, em média, R$ 3.177,00, enquanto os homens ganham R$ 4.410,00, nas mesmas funções. Já as gerentes e diretoras ganham 73% do salário dos homens nas mesmas funções. E se as mulheres fizessem uma greve mundial por três dias? Elas quebrariam todas as economias do mundo, “elas” quebrariam, não um machinho desmamado…
VERDADE
Muito comum. Você pergunta para certos velhos: – E aí, fulano, tudo bem? E os velhos rabugentos da vida respondem: – “Vai se levando”. Esse tipo de gente não vai longe na vida, se for vai arrastando correntes de sofrimentos emocionais e físicos. Os elixires da vida saudável são: otimismo, fé e atitudes positivas. Da boca para fora, posicionamentos fáceis de serem seguidos, mas… Na prática, é coisa de bem poucos.
FALTA DIZER
Ontem, ouvi mais uma vez: – “Essa juventude de hoje não tem jeito”! Fácil de dizer. Mas quem faz a frase é pai, é mãe? Será que não sabem que a fruta não cai longe do pé? Será que não olham para trás e não reavaliam o caráter dos vovôs? Espelho familiar faz bem.