O que fazer para ter um final de semana equilibrado!

Foto: CongerDesign/Pixabay

Por: Polyana Souza

14/03/2023 - 10:03 - Atualizada em: 14/03/2023 - 14:13

Você se alimenta de maneira saudável de segunda a sexta-feira, mas acha complicado manter a dieta no final de semana? Saiba que você não precisa colocar toda a dieta a perder. Depois de cinco dias seguindo seu plano alimentar, é normal querer relaxar um pouco e comer alguma coisa “fora da dieta” – e está tudo bem. Mas é possível e mais inteligente vivermos sem exagerar tanto, e ainda comer o que gosta sem estragar a dieta.

Antes de partir para a diversão, crie o hábito de planejar quais serão os “mimos” que você se permitirá comer no final de semana. Priorize aqueles que você realmente quer saborear. Ao planejar antecipadamente essas refeições “fora da regra”, você evitará possíveis exageros e catástrofes calóricas. Minha sugestão é manter o café da manhã padrão da semana. Final de semana há a sensação de estar mais livre para comer fora do plano alimentar. Então foque em manter a primeira refeição do dia com proteínas e frutas.

No almoço é interessante manter o padrão do plano alimentar, porém com algo diferente. Aqui é um ótimo momento para pegar os mesmos ingredientes da sua dieta e fazer em um formato diferente. Por exemplo, escondidinho de carne, lasanha de berinjela, abobrinha recheada, batata recheada. Não pule refeições como o lanche da tarde (principalmente se a próxima refeição será fora da dieta). Ao pular o lanche você pode chegar com o dobro de fome na próxima refeição e comer o triplo de calorias.

Outro ponto importante é praticar algum exercício físico, mesmo aos finais de semana. Aproveite que são dias que você tem mais tempo para a organização e tente se movimentar mais. Além de te deixar mais saudável, aumenta o seu gasto calórico e isso diminui a margem entre quanto você come e gasta no final de semana.

Lembre-se de se hidratar. Por ter falta de rotina no final de semana, geralmente é comum reduzir o consumo de água. Também é possível usar a estratégia da hidratação para reduzir o impacto da comida mais calórica. Vai sair? 300 a 500ml de água 30 minutos antes do prato principal.

Faça redução de danos: Vai beber? Fique de olho na quantidade total de bebida e intercale com água. Para comida, optar por opções menos gordurosas. Ex: pizza de frango, hambúrguer sem maionese e sem bacon, sushi sem a versão frita (hot sushi), macarrão com molho de tomate.

Percebeu que é importante manter uma rotina mesmo que seja mínima para conseguir ter saúde e/ou algum resultado estético? Não precisa ser totalmente igual à semana, mas precisa ter alguns traços da semana para ter um melhor controle.

Polyana Souza – Nutricionista

Endereço: Clínica EBD – Blue Chip Centro Executivo, Rua João Planinscheck, 1990. Sala 101 – Jaraguá Esquerdo, Jaraguá do Sul – SC

Telefone: (47) 3017-8100

Whatsapp :(47) 9197 8100

Site: polyanasouza.com.br

Instagram: @nutri.polyanasouz

Notícias no celular

Whatsapp

Polyana Souza

Dicas nutricionais para ajudar você a fazer as pazes com a comida. Há mais de uma década, a nutricionista Polyana Souza auxilia pacientes na conquista de objetivos pessoais, como perda de peso, identificação de sensibilidades alimentares e aprimoramento dos hábitos de alimentação. Por aqui, escreve sobre a relação entre a alimentação e saúde, fornecendo orientações saudáveis para quem busca redução de peso e o equilíbrio do corpo.