O hiperadrenocorticismo em cães (HAC) ou Síndrome de Cushing é uma doença que ocorre com maior frequência em animais de meia idade ou idosos. Ela é caracterizada por diversas alterações clínicas e laboratoriais decorrentes da produção do cortisol. A ocorrência desta doença em cães é maior em animais de menor porte, mas não é exclusivo e os sintomas são silenciosos, portanto, se confundem com o de outras patologias.
De maneira geral, os sinais mais evidentes de que o cão está passando pelo problema são aumento na ingestão de água, aumento na frequência urinária e possível incontinência, apetite exacerbado, aumento do volume abdominal, pele fina, queda excessiva de pelo, maior ocorrência de doenças na pele, atrofia muscular, letargia e hiperpigmentação da pele (pele escura).
Vale lembrar que o animal não precisa apresentar todos os sinais ao mesmo tempo, por isso, é fundamental fazer uma análise criteriosa caso haja suspeita do problema. O diagnóstico pode ser feito a partir de exames, testes funcionais como de supressão ou dexametasona e teste de estimulação por ACTH.
Felizmente o hiperadrenocorticismo em cães tem tratamento. Ele pode ser cirúrgico ou medicamentoso e vai depender da origem do problema. Mas, em ambos os casos o objetivo é a redução de cortisol sanguíneo. Se o seu cãozinho apresenta algum destes sintomas citados, procure um Médico Veterinário de sua confiança e investigue a possibilidade de ele estar desenvolvendo essa silenciosa doença.
Será que o gato tem visão noturna?
A visão noturna é a capacidade de enxergar contornos iluminados com baixa intensidade luminosa. Assim, para ter essa capacidade, ainda é necessário um pouco de luz. Afinal, é impossível enxergar na completa escuridão!
Os olhos de gatos são adaptados para ajudar na sua sobrevivência. Eles são grandes quando comparados ao tamanho de suas cabeças, como os olhos de qualquer animal de hábitos noturnos. A pupila é a parte escura no centro dos olhos e que tem a capacidade de contrair ou dilatar conforme a quantidade de luz que o olho recebe e da quantidade de adrenalina liberada no corpo do animal.
Os humanos podem adequar sua pupila à luz de 15 formas diferentes. Já os bichanos possuem espantosos 300 modos de dilatar ou contrair a pupila conforme a intensidade da luz! Nos ambientes com pouca luz, essa parte do olho dilata para que a maior quantidade possível de luz chegue aos seus olhos, melhorando, assim, sua capacidade de enxergar no escuro. Também indicam que o bichano está pronto para dar um bote. Em ambientes com quase nenhuma luz, a pupila dos gatos dilata tanto que não é possível ver a cor de seus olhos. Comparada aos olhos humanos, ela dilata em quase 100%! Por isso, podemos afirmar que o gato tem visão noturna.
Seu Pet! Nossa Amizade!
“Férias na casa da titia!!!”

Foto: Divulgação
Férias é tudo de bom! Tempo de diversão, passeios, viagens… e quando somos crianças é ainda melhor! E assim foi para as sobrinhas Nutella e Tapioca, que vieram diretamente de Piracicaba, interior de São Paulo, para passar três semanas deliciosas com suas priminhas Malu Marina e Rebeca em Jaraguá do Sul! O legal dos primos é que eles podem ficar um ano sem se ver, mas quando se encontram, parece que foi ontem… a diversão é garantida! Titia Dani brincava dizendo que a casa virou o “Reino das Chihuahuas”, o dia inteiro as quatro ligadas no 220! Dona Tapioca aprontou tanto que até atacou a linguiça Blumenau que a vovó ia levar para São Paulo…mas como tudo que é bom passa rápido, as sobrinhas voltaram para seu lar, ficou a saudades e a vontade de quero mais para as férias do ano que vem!
Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela
Onde encontrar
Hospital Veterinário Amizade.
Endereço: Rua Roberto Ziemann, nº 2181, Amizade, Jaraguá do Sul.
Telefone: (47) 3371-2340 Whats App (47) 99274-6781
Ouvidoria e setor de convênios: (48) 3036-1494
Site: amizade.vet.br
Instagram: @hospitalveterinarioamizade_