Você sabe, gosto de frases, de provérbios, aforismos, esses conhecimentos milenares da nossa história humana. Tenho, já contei aqui, um formidável arquivo de recortes de jornal com entrevistas e histórias de todo tipo. E na área esportiva algumas personalidades se me afirmaram pelo caráter, pela discrição e pelas vitórias como, por exemplo, Bernardinho. Bernardinho deve ter dores no pescoço, tantas foram as medalhas que ele já ganhou como treinador de vôlei e campeão. Uma frase de Bernardinho encerra uma verdade incontestável. Bernardinho disse numa entrevista que – “A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina”. Você quer verdade mais óbvia que essa? Por mais talentosa que seja a pessoa, sendo vacilante diante da disciplina, preguiçosa mesmo, mais distante ela vai ficar do sonho eventual, é aquela história do – de tostão em tostão se chega ao milhão. Ou aquela outra, de grão em grão, a galinha enche o papo. A pessoa coça a cabeça e pensa: quero aprender inglês. Pensa e decide. No dia seguinte, lá está ela a se matricular num curso de inglês. Vai um dia, falta no outro, hoje estuda, amanhã diz não ter tempo, vai indo, vacilante, sem disciplina e… Pouco tempo depois, cancela a matrícula. Cansou. Já disse aqui que ninguém é insano para desejar o que lhe é sabidamente impossível, sempre desejamos o que nos é possível, posto que muito difícil… Então, se é possível, por que não realizar o sonho, o desejo? Pela falta de disciplina, como disse Bernardinho. Engraçado, muita gente por aí se mantêm em vícios desastrosos, vícios que lhes vão encurtar a vida ou daná-la por muito tempo, mas… Continuam no vício. E são esses os que mais criticam certas pessoas virtuosas e disciplinadas. Que fique bem claro, diante de um sonho, sonho obviamente viável, só não o realizam os frouxos, os desculpistas da vida, na verdade, sem disciplina. Ah, e quase esquecia, quando temos uma disciplina diante de algo bom, positivo, vamos ter mais saúde, menos encrencas emocionais e vida mais longa. Essa disciplina, nesse caso, se chama propósito. Quem tem um propósito na vida tem disciplina e nunca sentirá solidão. O propósito é uma psicologia do encantamento por uma causa. Sinônimo? Vida. Vida mais leve, eivada pela disciplina.
LEITURAS
Se há uma pobreza na vida é a pobreza mental. Uma pobreza que pode ser mandada às favas por qualquer pessoa. Quem lê uma página de um livro por dia lerá 365 páginas em um ano. E quem não pode? Se um décimo do tempo perdido diariamente pelos levianos no uso (leviano) do celular for dedicado à leitura, a pessoa vai virar uma “acadêmica”. É só querer. Mas querem ser e crescer mentindo nas redes sociais. É escolher a pobreza na vida.
PÁGINAS
Falei em ler uma página de qualquer livro por dia e a pessoa já começará a ver mudanças nos seus pensamentos e fala. Ficará mais “rica”. Agora imagine lendo um livro por mês. A pessoa vai constranger os amigos com o silêncio que lhes vai provocar. A média de leitura no Brasil é baixíssima, logo, os que lêem sobem ao palco da vida… Quem ler o mínimo já terá dado um gigantesco passo à frente, ruma à beleza eterna, a dos conhecimentos.
FALTA DIZER
Sou forçado a voltar ao assunto: vacinas. Muita gente gravemente enferma em Santa Catarina e no Brasil pela singela razão de que “não tiveram tempo” para se vacinar. O ranço contra a vacina é letal ou vai ser. Juízo e informações fazem bem…