Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O melhor dos remédios – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

06/11/2024 - 07:11

Cresci ouvindo algum pai dizendo a um filho: – “Tá precisando de umas lambadas”! Os mais antigos sabem o que isso significa, só que… As “lambadas” mudaram de nome, mas precisam estar de plantão. Em lugar de lambadas que tal a palavra “não”? O não é o elixir de que todos precisamos, crianças ou adultos. A severidade de um “não” de um pai ou mãe diante de um desacerto comportamental dos filhos é um santo remédio. Fique claro, o “não” tem que ser dito com crédito, é obedecer ou… Estou partindo do pressuposto de que o “não” dito pelos pais ou pelos professores visa ao bem, um preceito correto. E, em sendo assim, sem desculpas nem discussões: – Faz e não se discute! A educação das crianças vem da infância, ninguém se educa depois dos sete anos de vida, não do ponto de vista moral. É uma lei constitucional da Psicologia. Sim, tudo bem, mas e nós adultos não precisamos de “lambadas” de muitos “nãos”? Crianças dependentes de celulares e que nunca ganharam um livro de presente sob o argumento estúpido de que a criança é criança para ganhar livros… E o celular, pode? Junto a essas crianças, pais e mães viciados em tolices de todo tipo, nem vou falar dos jogos eletrônicos, coisa típica dos toscos molengas. – “Ah, cara, tu está me ofendendo”! Não, não estou, estou puxando máscaras, como, aliás, faço comigo e a toda hora… Todos nós precisamos de “nãos” em nossas vidas, todavia, adultos, metidos a isso e mais aquilo pintamos e bordamos fora dos trilhos da correção e dos produtivos na vida, sempre, é claro, achando que estamos fazendo o certo e, mais ainda, o que nos dá prazer, tipo drogas para o “entusiasmo”, drogas para dormir, traições conjugais, auto-trapaças de todo tipo. Mas continuamos arrotando forte, somos os tais. Precisamos, todos, de mais “nãos” em nossas vidas. Não para ser santos ou santas, mas para viver um pouquinho melhor, ainda que o dinheiro não esteja a faltar. A pior das faltas é mesmo a de uma boa consciência. Aliás, digo uma bobagem, todo mundo sabe quando está fora dos trilhos da decência e do correto, até mesmo as inocentes criancinhas sabem…

ELAS

Pesquisa da Pew Research Center, EUA, diz que católicos latinos são, por maioria, favoráveis à presença de mulheres em todas as hierarquias da Igreja e também são favoráveis aos anticoncepcionais, só que… A Igreja é contra, nada de mulheres “padres” e muito menos o uso de anticoncepcionais. Pergunto: e que decidiu essa estupidez em nome da Igreja, quem foi o medroso que inventou essas lorotas? Mas… As mulheres têm todos os poderes sobre a Terra, todos. Elas decidem.

PROVÉRBIO

Um provérbio romeno diz que – “A escada se varre começando pelo alto”. Ah, é? Então, vai faltar vassoura no Brasil, no alto da escada colocam-se os que pensam que são alguma coisa, e isso nos chamados três poderes. Como o povo não reage, e só o povo tem poder, a escada vai continuar imunda. Agora, tem uma coisa: que os “sujos” que se acham alguma coisa não pensem que tudo vai continuar como está, vão cair da escada. Cuidado, a “Vassoura” está chegando…

FALTA DIZER

Jornal de São Paulo perguntava num artigo: – “É melhor dormir juntos ou em camas separadas”? Respondo por mim, camas separadas, mas coladas uma na outra. Cama de casal só na primeira semana de casamento. Ademais, duas camas lado a lado nada impedem quando está para “chover”…

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.