Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O futuro nas latas – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

22/05/2025 - 08:05

Faz alguns minutos, um homem, bem idoso, roupas sujas, molambentas, passou por mim. Ele levava sobre as costas um saco de pano cheio de latas de cerveja e refrigerante, latas vazias jogadas nas lixeiras da calçada onde ele e eu andávamos. Sabemos que ele vai vender as latas para empresas que fazem reciclagem dessas latas e… Ganhar uns trocos. Mas o que me cutucou a consciência foi a idade e os molambos sobre o corpo daquele idoso… Fui andando e pensando: aquele hoje velho esfarrapado um dia foi jovem, teve saúde, deve ter sido petulante, deve ter pintando e bordado na vida, porém… Foi leviano diante do futuro. Não pensou no futuro. Ninguém quer ficar velho, mas não há saída, a única saída é morrer cedo… A vida daquele sujeito por quem passei é, em resumo, a vida de muitos. Alguém pode dizer que ele deve ter tido uma infância pobre, não pôde estudar, isto e mais aquilo. Tudo desculpa. Conheço analfabetos que ficaram ricos, tornaram-se empresários admiráveis, bom nem vamos longe, o fundador do Bradesco, Amador Aguiar, nunca passou do 4º ano primário na escola, porém… Não olhou para os lados, Aguiar passava as noites lendo jornais que ele recolhia da vizinhança durante o dia e devorava nas madrugadas. Ele sofria de asma num tempo em que não havia remédios para a asma, lia, lia, lia e… Tornou-se um inesquecível banqueiro brasileiro. Então, não me venham os frouxos com desculpas como a cara deles, quem sabe o que quer na vida faz o que quer. Essa história de deixarmos o tempo passar, ah, um dia vai dar certo, um dia a minha história vai mudar, um dia eu vou ter sorte… Tudo conversa mole. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer – cantava Geraldo Vandré, lá pela década de 60… Aliás, Eva já cantava essa canção para o Adão, Adão que vivia na cadeira de balanço do paraíso… De um lado, fiquei com pena do “velhinho” catador de latas descartadas nos lixos, por outro lado pensei: – Não semeastes? Não tens colheita, senão a colheita do lixo. Vale para tudo, ah, quase esquecia. Que as minhas amigas nunca imaginem que um casamento lhes vai garantir vida fácil, tranqüila e, sobretudo, feliz. Invistam, antes, bem antes, em vocês mesmas.

GASTOS

Poucas pessoas se dão conta disso, tem consciência da leviandade. Acontece que quando estamos estressados, angustiados, pra baixo mesmo, nossa primeira tendência, inconsciente, é comprar alguma coisa, vale dizer, gastar dinheiro. O gastar é como um anestésico emocional. Isso é comprovado pela Psicologia, temos que compensar os nossos sufocos de um modo ou de outro, e o modo mais imediato é gastar. Logo… Não é bom negócio para a sociedade capitalista produzir pessoas felizes, elas não gastam…

CASSAÇÃO

É isso, esses tipos de “representantes do povo” têm que ser cassados. Um grupo de vereadores de 15 capitais brasileiras insinuou um projeto (que está indo para o lixo) querendo a obrigatoriedade das escolas de ter a Bíblia em suas bibliotecas e em sala de aula. Será que esses parvos não sabem que essa “lei” é inconstitucional, que o Brasil é um país sem religião oficial, laico? Dar um jeito nesses caras…

FALTA DIZER

Lembrar e sofrer pelo passado, um passado que não se pode retocar, ou viver angústias de algo que ainda não aconteceu, angústias do futuro, é a calçada da infelicidade. Verdade comezinha, porém é como vive a maioria. Pessoas que se mudassem suas vidas “hoje” seriam um pouquinho mais felizes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.