O Estado Catarinense é um vigoroso gerador de empresas

Por: Editorial

13/06/2023 - 06:06

 

Em que pese as crises de toda ordem, somadas aos entraves tributários e burocráticos, a vocação empreendedora de Santa Catarina tem suplantado as barreiras contingenciais e estruturais que impedem o desenvolvimento.

Embora as expectativas sobre a economia ainda não se mostrem otimistas, forças conjugadas como: Startups; Aceleradoras; Incubadoras; absorção de novas tecnologias; Coworkings; desburocratização do processo e economia diversificada, têm ajudado a alimentar o dinamismo empreendedor de nosso estado.

Esse conjunto de variáveis que determina nossa diferenciada resiliência e nosso potencial de crescimento historicamente acima da média nacional, segue gerando frutos promissores. Vale destacar que no primeiro quadrimestre de 2023, Santa Catarina registrou um saldo de 39.941 empresas abertas, que resulta do seguinte balanço: 77.056 constituições, ou aberturas, e 37.115 baixas, ou fechamentos.

Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. São números expressivos, já que, compondo apenas 1,1% do território nacional, nosso estado só fica atrás de São Paulo (176.251), Minas Gerais (58.267), Rio de Janeiro (48.632) e Paraná (44.691).

Certamente, se a tão esperada e urgente Reforma Tributária se concretizar de forma favorável, poderá representar o impulso determinante para um crescimento mais robusto e duradouro.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp