A chegada ao segundo turno em 2022 e a fragmentação de candidatos da direita ao governo do estado este ano dão esperança à esquerda de, pela segunda vez em SC, colocar um candidato entre os dois finalistas da disputa eleitoral. Pela lógica, o nome de Décio Lima é o mais forte. É histórico do PT e amigo do presidente Lula. Ocorre que lideranças próximas ao núcleo petista entendem que o ex-prefeito de Blumenau deveria concorrer ao Senado, onde há duas vagas. A missão seria impedir a dobradinha do PL ou mesmo a vitória conservadora, com Amin se reelegendo, por exemplo. As pesquisas, se não apontam Décio entre os primeiros, o colocam como viável. O problema é quem sairia para o governo? Paulo Bauer (ex-PSDB) e Gelson Merisio (Solidariedade) – coordenador da campanha de Décio em 2022 – aparecem como opções, com apoio do PSB de Alckmin, num afago ao centro. Mas nenhum deles é PT – e sem o 13 na urna, o projeto pode naufragar. O deputado Fabiano da Luz é a alternativa natural, mas falta combinar com ele, que tem projeto sólido de reeleição à Alesc.
Novidade
A opção Gelson Merisio surgiu no noticiário, surpreendendo muitos analistas. Nome ligado à direita e ao centro, ex-presidente do PSD e da Alesc, ele comandou a campanha de Décio Lima em 2022 e conseguiu o feito histórico de chegar ao segundo turno. Pode ser alternativa viável, mas fora das urnas há quase 10 anos, tende a sofrer com a falta de lembrança do eleitor.
TSE
O Tribunal Superior Eleitoral abriu o prazo para o envio de sugestões destinadas ao aperfeiçoamento das resoluções que vão orientar as eleições deste ano. As contribuições deverão ser encaminhadas até as 23h59 do dia 30 de janeiro, exclusivamente por formulário eletrônico no Portal do Tribunal (TSE).
CREA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA-SC) realiza nesta quinta-feira, em São José, na Grande Florianópolis, a solenidade do Mérito Catarinense que homenageia profissionais e empresas com relevantes serviços prestados à Engenharia, Agronomia e Geociências no estado. O evento acontece no Golden Hotel, a partir das 19h30.
Polícia Federal

Foto: Divulgação/PF
O delegado Edson Geraldo de Souza, integrante dos quadros da Polícia Federal desde 2006, sendo chefe das delegacias de Ribeirão Preto (SP), entre 2016 e 2019, e Campinas (SP), entre 2019 e 2025, toma posse como delegado da PF em SC nesta quinta-feira, em solenidade a ser realizada na sede da instituição, em Florianópolis.