Na semana passada, o governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa um pacotaço com 58 projetos de leis que variam desde a doação ou cessão de uso de imóveis, passando por reajuste salarial para servidores públicos, concessão de benefícios fiscais, isenção de ICMS para itens da cesta básica, criação de cadastro estadual de pessoas em situação de rua, entre outras demandas. As matérias foram encaminhadas para análise das comissões e tramitam na Casa. A previsão é colocar todas em votação até o dia 17, antes do recesso Legislativo. A julgar pelos últimos anos, e pela ampla maioria do governo, a aprovação deve ser massiva. Porém, diante do cenário pré-eleitoral, com a polarização à direita entre Jorginho Mello e João Rodrigues (diga-se, PL e suas alianças x PSD) se acirrando, há que se observar com calma para ver o andamento dos fatos. Os resultados das votações nas comissões e em plenário devem servir de parâmetro para o que acontecerá no segundo semestre e, posteriormente, em 2026. A ver.
LDO
Entre os projetos tramitando na Alesc está o PL 178/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. A matéria está em análise na Comissão de Finanças, e deve ser votada nesta quarta, com previsão de ir a plenário dia 16. No texto, o governo prevê receitas e despesas de R$ 57,9 bilhões, num crescimento de 10% em relação a 2025.
Colômbia
A Fiesc realiza até esta quarta-feira o SC Day Colômbia, em Bogotá. Entre as empresas participantes estão: Potenza, Provolt, AGPR5, Aeroville, Portilhiotti, Ampco Metal Brasil, Triunfo Indústria Metalúrgica, Selgron, Hercules Motores, Ciser e Farben. Na quarta-feira, a comitiva visita a AgroExpo, feira do setor agropecuário com 600 expositores e cerca de 200 mil visitantes.
Guincho
O vereador de Balneário Camboriú, Jair Renan Bolsonaro, não deu bom exemplo na noite da última sexta-feira, quando estacionou o seu Volkswagen Jetta em local proibido, próximo a um restaurante, no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis. Já era perto da meia-noite quando a Guarda Municipal passou e fez seu dever. Multou e guinchou o veículo.
Drones

Foto: Leo Munhoz / Secom
O governador Jorginho Mello anunciou o início de uma nova etapa de testes do sistema de reconhecimento facial, agora integrado ao uso de drones, durante grandes eventos no estado. A operação é conduzida pela SSP-SC. Testes já foram feitos no Carnaval de Floripa; no aniversário de BC; na festa do Pinhão, em Lages; e esta semana na Festa da Tainha, em Barra do Sul.