Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O desafio do Fórum Parlamentar Catarinense

Foto: Arquivo/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/12/2025 - 07:12

O Fórum Parlamentar Catarinense termina 2025 com conquistas a comemorar. O colegiado que reúne os 16 deputados estaduais e os três senadores conseguiu, por força de sua mobilização, encontrar saídas para o impasse existente na BR-101. As soluções pactuada, passando a responsabilidade da obra dos túneis no Morro dos Cavalos para a Motiva, ex-CCR, e tratando com a Arteris a otimização do contrato do trecho Norte, em busca de soluções para as vias marginais de Joinville, por exemplo, são exemplos das vitórias deste ano. Toda essa costura, que teve a coordenação do deputado Pedro Uczai (PT), passará a ter a responsabilidade do também deputado Ismael dos Santos (PSD), que assume o comando do Fórum em fevereiro. Ismael terá a missão de pressionar a ANTT a avançar nos caminhos definidos, considerando que 2026 será marcado por eleições, o que sempre é um desafio. A ver o que se conseguirá andar a partir de fevereiro, enquanto o catarinense padece em filas e tenta escapar de acidentes graves.

Pressão

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, segue pressionado após informações da colunista do jornal O Globo, Malu Gaspar, de que ele se encontrou quatro vezes com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para interceder em favor do Banco Master, de Daniel Vorcaro. Nesta terça, Galípoli disse, em nota, que as reuniões eram sobre a Lei Magnitsky.

Vaza Toga

A partir das informações sobre os encontros de Moraes e Galípoli, o senador Esperidião Amin (PP) usou as redes sociais para reforçar o pedido de abertura de CPI sobre a Vaza Toga sobre o inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro de 2023. Amin disse que assim que o Congresso retomar as suas atividades, em fevereiro, entrará com o pedido de abertura da CPI.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Presídios

O TCE/SC suspendeu a contratação da empresa Verdi, vencedora da licitação para a construção de quatro penitenciárias em SC. As obras a serem realizadas seriam em Lages (duas unidades), Xanxerê e Chapecó, orçadas em R$ 370 milhões. A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) tem 30 dias para apresentar defesa.

 

Encontro natalino

Foto: Divulgação

O pianista e maestro de renome internacional João Carlos Martins esteve na residência de seu irmão, o jurista Ives Gandra Martins, em São Paulo, durante um encontro natalino que reuniu o advogado criminalista catarinense Cláudio Gastão da Rosa Filho e seus familiares, no último fim de semana. Símbolo de superação, o músico segue sua trajetória artística com o auxílio de luvas biônicas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.