O crescimento populacional de Jaraguá do Sul e o mito da violência

Por: Editorial

11/09/2024 - 06:09

 

Jaraguá do Sul, um dos mais importantes municípios de Santa Catarina, vive um momento de crescimento populacional acima da média estadual e nacional. A cidade, com seu dinamismo econômico, e com uma qualidade de vida diferenciada, tem atraído novos moradores em busca de oportunidades e segurança.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população já se aproxima da marca de 200 mil habitantes, o que reflete o potencial da cidade como importante centro de desenvolvimento no estado. A atratividade de Jaraguá do Sul se explica facilmente. Além da força industrial, a cidade oferece um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com serviços públicos de qualidade, um sistema educacional eficiente e uma infraestrutura urbana que privilegia a segurança e o bem-estar de seus cidadãos. Esses são os fatores que levam famílias a escolherem Jaraguá como novo lar.

Entretanto, junto a esse crescimento, surgem vozes críticas que temem a divulgação do município nos meios de comunicação. Essas críticas infundadas sugerem que, ao promover a cidade, estaria se atraindo um aumento da violência, argumentando que quanto mais exposta for, mais pessoas mal intencionadas, e supostamente mais problemas, virão. Contudo, esse pensamento desconsidera as características que fazem de Jaraguá um lugar tão diferenciado. A segurança de Jaraguá do Sul não é apenas uma sensação, mas, um fato embasado em dados que demonstram índices de criminalidade bem abaixo da média nacional, pela eficiência da polícia.

A criminalidade evita lugares seguros. Com raras exceções, quem escolhe Jaraguá como destino, não vem para trazer problemas, mas para se integrar a uma comunidade que preza pela ordem, pela paz e pela colaboração mútua. Cabe, portanto, a gestão pública viabilizar estratégias e políticas que possam garantir crescimento organizado e seguro.

 

Notícias no celular

Whatsapp