Trump não se reelegeu em 2020. Bolsonaro não se reelegeu em 2022. Trump se elegeu em 2024, o que não quer dizer que Bolsonaro vai se eleger em 2026. Como diria o falecido filósofo de Biguaçu, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Agora, a relação direta, sem dúvida nenhuma, é no que diz respeito às práticas do Supremo Tribunal Federal. É uma corte desgastada perante a opinião pública, com zero de credibilidade junto à sociedade brasileira. Isso está patente nos posicionamentos de suas excelências.
Bandidagem faz a festa
É uma disputa para ver quem oferece mais habeas corpus para aqueles envolvidos na Operação Lava Jato. Os criminosos, os traficantes, os homicidas. Esses ganham liberdade ou não são levados à prisão, mas aqueles pobres coitados de Bíblia na mão, de Rosário em punho, esses são condenados. Já teve gente que morreu no cárcere, pai de família.
Alta periculosidade
E todos com penas de 17, 18, 20 anos, tudo sob a batuta de Alexandre de Moraes. Um sujeito desprezível, pobre de espírito.
Boleto chega
A grande verdade é a seguinte. Se essa gente não pagar por seus crimes aqui na terra, vão pagar lá em cima, porque as suas decisões não têm sustentação constitucional, não são amparadas no bom senso, na legalidade.
Ralé
Esse Alexandre de Moraes mesmo é um pobre coitado, um pobre de espírito que está mergulhado num processo em que, mais dia menos dia, ele vai ver que enveredou por um caminho equivocado. Sem a menor dúvida. E aí nós temos que observar algumas situações.
Logo ali
A eleição de Donald Trump foi um estrondo. Ele toma posse em meados de janeiro. E deve muito ao empresário Elon Musk, que Alexandre de Moraes tratou como se fosse um Zé Ninguém.
Errou o alvo
Não é porque Musk tem fortuna, não, é porque Alexandre de Moraes está mal-acostumado. Ele trata bem os comparsas, aqueles que estão fazendo conforme a sua leitura. Só que a sua leitura, além de marcadamente ilegal, não tem nenhuma legitimidade.
Democracia forte
O governo dos Estados Unidos tem a prerrogativa, por meio do Departamento de Estado e do Tesouro, de impor restrições. Alexandre de Moraes poderá ser enquadrado? As restrições de que estamos falando são para pessoas que praticam violações internacionais e de direitos humanos. Ainda mais quando envolvem cidadãos americanos.
Usou e abusou
Alexandre de Moraes, vejam só, deu várias sentenças envolvendo americanos. Entre essas restrições estão o cancelamento do visto, deportação, bloqueio de bens e a proibição de relações bancárias e comerciais com os Estados Unidos. E aqui cabe perguntar. Será que há algum ministro do STF com recursos no exterior?
Hora vai chegar
Há muita água ainda para rolar por debaixo dessa ponte, mas é bom essas figuras exóticas, heterodoxas, arbitrárias, prepotentes e arrogantes colocarem as barbas de molho porque o dia delas vai chegar. Tic-tac.