Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O bom é o suficiente – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

24/04/2025 - 08:04

Vi há pouco um sujeito fazendo palhaçadas gestuais e vocais, um americano, o que faz sentido… Dizem que ele é o cara mais rico do mundo. Você já pensou em ser a pessoa mais rica do mundo? Eu já pensei e só em pensar já estava procurando um centro psiquiátrico. É inferno garantido ter o poder de compra, de consumo, ilimitado. E dizendo isso, chego aonde queria chegar: à felicidade. Vou fazer uma entrevista imaginária com um amigo inventado. Vamos lá: – Amigão, você tem sua casinha própria para morar, tens? Tens um carro que o leve e traga ao trabalho ou a uma festinha de amigos? Tens uma aposentadoria, um dinheiro que te quebre bem os galhos do básico necessário para uma vida calma? Tens saúde? Tens amigos chegados? A resposta positiva a estas perguntas me encaminha a uma sentença: – Você tem tudo para ser feliz! Tendo o básico de que precisamos, tudo o mais é excesso. Claro, que os sonhos continuam nos fustigando. Faltar-nos alguma coisa faz parte da vida, mas… Imaginemos você ter uma montanha de dinheiro de tal sorte que tudo que lhe for imaginado possuir possa ser comprado na hora. Será que essa fartura e facilidade te fariam feliz ou mais feliz? Duvido, mas só vamos ter certeza disso depois de chegar ao topo do pote financeiro ou, pensando bem, nem é preciso. Sabemos que com muito dinheiro vamos ter “bom” atendimento médico, mas… Nada de garantido com a saúde e a vida. O dinheiro pode comprar o hospital, não a saúde, a vida. Os muito ricos sabem disso, ninguém pode ter na mão a garantia da segurança, tampouco da felicidade apenas pelo saldo bancário. Esta conversa pode ser tomada como conversa de pobre para um autoconsolo… Nada disso, é uma verdade da vida. Claro que muitos podem pensar que esse tipo de filosofia é coisa de pobre para se conformar com as carências, é bem mais que isso. É testemunho constante, não fosse assim, já disse, os ricos seriam sempre, permanentemente, felizes, e os pobres “condenados”. Ter o de que precisamos e ainda “sobrar” para um churrasquinho na laje é ser feliz, muito feliz. O mais leva às palhaçadas constantes do “mais rico do mundo”, coitado!

ENGANAÇÕES

Direito pessoal de pensar o que penso… Não há nada mais falso, enganoso, que disputas por votação do povo em programas de televisão. Os telespectadores votam e a TV cumpre a decisão do povo, é isso? O sujeito tem que ser muito tapado, muito ingênuo, para não dizer pior, para acreditar nisso. Tudo tem cartas marcadas, interesses diversos. Chega de tapeações.

CAMISA

Vejo muito o Canal Viagem, gosto de viajar em casa… Ontem, assisti a uma cena de desatenção de parte de um dos apresentadores mais populares do canal. O sujeito, 41 anos, andava lá pelos interiores do Brasil e, sem camisa, almoçava num casebre/restaurante, porém… Estava sem camisa. Sem camisa o sujeito não pode comer nem no banheiro de sua própria casa e estando sozinho. É falta de respeito, falta de educação, tipos reles, enfim.

FALTA DIZER

Diz uma socióloga num jornal de São Paulo que – “Não se muda uma realidade de machismo e misoginia apenas com a conscientização feminina de que sofremos violências, se a sociedade não assume a tarefa de também sensibilizar e educar as novas gerações do sexo masculino”. Ah, companheira, tire o cavalinho da chuva, os homens não educam os guris para esse tipo de conduta, educam para o pior. Exceções? Não conheço.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.