O animal mais perigoso da terra 

FOTO: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

28/09/2023 - 10:09 - Atualizada em: 28/09/2023 - 16:40

 

Você sabia que os mosquitos matam mais pessoas em um dia do que os tubarões em cem anos?

Bill Gates, o dono da Microsoft, escreveu em seu blog um artigo chamado “Mosquito: Praga que mais flagela a humanidade”.

Só podemos concordar com ele. Vamos pegar o gancho de Gates e comentar o assunto hoje.

Quando as pessoas dizem de quais animais têm mais medo, falam de tubarões, leões, tigres, cobras, aranhas, baratas etc. Ninguém fala que tem medo de mosquito.

Ninguém reconhece o mosquito como o assassino mortal que é.

A foto de uma vítima de tubarão nos assusta mais do que a foto de uma vítima de malária em uma enfermaria do hospital.

Se pensarmos bem e observarmos as estatísticas das organizações mundiais de saúde, vamos constatar que qualquer um de nós tem 50 mil vezes mais chances de ser morto por um mosquito do que por um tubarão.

Tubarões matam 10 pessoas por ano, no mundo. Mosquitos matam centenas de milhares, algo em torno de meio milhão de pessoas morre todos os anos por doenças transmitidas por mosquitos.

Aqui no Brasil temos a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti com destaque para a dengue, que a cada ano cresce em número de casos em todo o país, Santa Catarina acompanha esse crescimento da doença.

No Brasil temos também a malária transmitida pelo mosquito Anopheles gambiae e a febre amarela silvestre pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Mais de 200 milhões de pessoas no planeta sofrem com a malária, doença que mata uma criança por minuto, no mundo. Quem sobrevive, fica vulnerável a outras doenças debilitantes e à anemia crônica.

Tubarão não é nada, comparado ao terror voador que é um mosquito e os males que pode carregar consigo.

Aqui em Santa Catarina, a Dengue trazida pelo Aedes Aegypti está de volta, com toda força, já temos uma epidemia em vários pontos do estado, muitas UTIs com pacientes graves de dengue.

Precisamos temer e combater o mosquito, o maior e mais mortífero assassino do planeta.

Notícias no celular

Whatsapp

Dr. Vicente Caropreso

Deputado estadual catarinense, médico neurologista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.