Diz o ditado que “quem não arrisca não petisca”. Digamos que petiscar seja atravessar a rua antes da hora certa… Então, é preciso arriscar, fazer o que muitos esperam pela hora certa, porém… Cuidado, com a sorte não se brinca. E aqui entra o parafuso em nossas vidas: o que é hora certa? Muitos têm que sair, pagar uma conta, encontrar com alguém, mas pisca os olhos e diz: – Vou esperar a chuva passar… Outro diz: – Quando sair o aumento na empresa vou dar aquele presentinho à minha mãe! Quando eu ganhar mais, quando eu me mudar, quando chegar o verão, quando isso, quando aquilo, desculpas vazias e típicas dos procrastinadores, dos que deixam para amanhã o que tinham que fazer hoje. Mas espere, será que não estamos também nessa canoa? Estava olhando para as nuvens quando me caiu um pingo nos olhos: – “Prates, dá uma olhadinha na tua caixa de frases, vai que… Não deixa para depois, cara!”. Obedeci. Fui e tirei este tesouro de mensagem: – “O homem (digo o ser humano) não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”. Quantas e quantas novidades, questões científicas, superações inacreditáveis vencidas pelo ser humano? Se todos tivessem esperado pela hora certa estaríamos até hoje sentados… Sempre que vejo um paraquedista saltando lá de cima fico pensando: um dia um sujeito fez isso pela primeira vez, ninguém antes dele, como é que esse sujeito teve coragem? Mas ele não ficou esperando por outro sujeito saltar por primeiro, ele deu o primeiro salto. E assim com tudo. Muitos estão num mau casamento, mas esperando que tudo passe e fique numa boa. Não vai ficar se alguém não fizer alguma coisa. Do nada, nada sai. Há muito anos, conheci em São Paulo um japonês/brasileiro, 80 anos, que aprendeu inglês fluente nessa idadezinha… Por quê? Porque uma de suas filhas juntou-se a um homem americano. E ele queria conversar com esse sujeito. Quantos de nós aprenderíamos nessa idade alguma coisa tão “difícil”? A determinação nos abre portas e nos diz: – “Ah, que bom que tu vieste, não esperaste pela chuva da vida parar.”! Tudo é possível ao que crê e não deixa para amanhã.
MUDANÇAS
Será que existe alguém que não queira mudar alguma coisa em sua própria vida? Eu ainda fazia Psicologia na PUC/RS quando ouvi um professor falar que quem faz psicoterapia para curar algum aspecto de sua vida emocional não vai mudar, vai se acomodar aos desabafos que faz ao terapeuta. A psicoterapia vira um hábito, visitas. O que pode mudar uma pessoa, só isso, é a mudança de valores, dos pensamentos diários. Fora disso é correr atrás do vento.
MUNDO
Onde começa o mundo? Começa dentro da nossa casa. Então, para termos um mundo melhor, é incondicional educação e aplicação penal. Explico. As crianças têm que ser educadas para a decência, para a ordem, para o cumprimento das “leis” de respeito e paz. Deram um passo errado? Uma pena adequada, mas incondicional. E assim lá fora, na sociedade maior. Sem discussões nem considerações por meliantes que pensam ser alguma coisa e cospem fora do vaso…
FALTA DIZER
Fato. Vem um amigo e me diz: – “Pô, Prates, sabes o fulano? Coitado, está muito mal no hospital”! E ouço o relato da gravidade do caso. Faço a cara adequada e não digo nada. Ocorre que esse sujeito, nosso conhecido, ergue a bandeira da estupidez contra todas as vacinas. Sem mais comentários.