Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O alerta de Carol de Toni – Acontece SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/10/2025 - 07:10

A deputada Carol de Toni disse, em entrevista à rádio Princesa, de Xanxerê, que será candidata ao Senado pelo PL ou por outro partido. A parlamentar, que teve atuação destacada na Comissão de Constituição e Justiça, e se cacifou para concorrer à Câmara Alta, garantiu ter o apoio do governador Jorginho Mello e do ex-presidente Jair Bolsonaro. O impasse, segundo ela, é que Jorginho não quer abrir mão da candidatura de Esperidião Amin (PP) na majoritária, por conta do tempo de TV da Federação União Progressista. Assim, a conta não fecha. Com a consolidação de Carlos Bolsonaro como um dos candidatos às duas vagas, Carol ficou sem espaço e deu o alerta: “Me elegi deputada sem apoio dos principais caciques políticos de Santa Catarina – Jorginho, Amin e João Rodrigues – então não sou subordinada a ninguém”, disparou. “A candidatura não é minha, é do catarinense que quer”, reforçou. A deputada espera resolver o imbróglio dentro do PL até março, quando abre a janela partidária. Se não receber o apoio que espera, vai buscar outra sigla para tocar seu projeto.

Contas

O Pleno do TER-SC desaprovou, por unanimidade, as contas do diretório estadual do União Brasil (União), referentes a 2021. Em seu voto, o relator, desembargador Carlos Roberto da Silva, aponta irregularidades como a ausência de uma conta bancária específica para doações de campanha até o uso indevido de verbas do Fundo Partidário.

Pulseiras

Avança na Alesc o projeto de lei do deputado Maurício Peixer (PL) que prevê a distribuição de pulseiras de identificação para crianças com até 12 anos em praias e em eventos com mais de 150 participantes, realizados em locais públicos. O inusitado é que a matéria teve relatório favorável do deputado Neodi Saretta (PT).

MDB

O vereador João Cobalchini entregou a presidência do MDB de Florianópolis ao seu vice, Coronel Márcio Alves. João passa a se dedicar integralmente à construção do projeto 2026, voltado à sua futura candidatura a deputado estadual. “O MDB é um partido forte, com história. Entregar a presidência ao Coronel Márcio é um gesto de confiança e continuidade”.

Homenagem

Foto: Rodrigo Corrêa/Agência AL

Os 80 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral em SC foram celebrados em sessão especial realizada na na Alesc, por solicitação da Mesa Diretora. O presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, destacou a contribuição da Justiça Eleitoral, ao longo dessas oito décadas, para o fortalecimento e a consolidação da democracia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.