Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O absurdo tão óbvio na Venezuela

Foto: divulgação

Por: Antídio Aleixo Lunelli

02/08/2024 - 13:08 - Atualizada em: 02/08/2024 - 15:59

Antídio Aleixo Lunelli, deputado estadual

Mais de 600 mil venezuelanos fugiram da ditadura sanguinária de Maduro e vieram buscar uma vida melhor no Brasil, nos últimos anos. É muito triste ver a situação que assola o país vizinho. E é revoltante ver que a esquerda brasileira não tem um pingo de solidariedade com as pessoas que sofrem, vítimas de uma ditadura que prende e mata opositores e que causa miséria e desesperança.

Como acompanhamos na imprensa nesta última semana, o PT parabenizou Nicolás Maduro por ter sido declarado vencedor da “eleição” presidencial venezuelana. Já o presidente Lula fez parecer que o que ocorre no país vizinho é uma mera divergência em torno de resultados, e que poderia ser resolvida por vias institucionais. Como se existissem instituições independentes na Venezuela.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Enquanto isso, no Brasil, essa mesma turma acusa todos que discordam dos seus pensamentos de serem favoráveis à ditadura. Na verdade, a democracia só interessa ao PT quando o resultado lhe é favorável. E para buscar esse resultado, eles contam com o aparelhamento das instituições brasileiras.

Os Estados Unidos, por sua vez, já reconheceram a vitória do candidato da oposição Edmundo González Urrutia. “Dada a evidência esmagadora, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia ganhou a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela”, disse o comunicado oficial do governo que reivindicou uma transição respeitosa e pacífica. Com isso, os Estados Unidos adotam um tom firme com a Venezuela como o Brasil deveria ter feito.

Entretanto, enquanto a tensão política na Venezuela aumenta, a dívida bilionária do país com o Brasil segue sem perspectiva de ser quitada. O montante atualizado do débito chega a R$ 9,4 bilhões, conforme números do Ministério da Fazenda. Esse valor é referente a empréstimos feitos por governos petistas à ditadura chavista para obras de infraestrutura na Venezuela. É uma conta feita para agradar aliados ditadores, sendo paga, mais uma vez, pelo povo brasileiro.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Antídio Aleixo Lunelli

Antídio Aleixo Lunelli é deputado estadual pelo MDB. Fundador do grupo Lunelli, foi prefeito de Jaraguá do Sul.