“Números indicam necessidade de acelerar a vacinação em SC”

Distribuição das vacinas começou dois dias depois da chegada a SC | Foto Divulgação/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/04/2021 - 11:04 - Atualizada em: 06/04/2021 - 11:55

Na última quinta-feira (1) a deputada federal agora licenciada, Carmen Zanotto (Cidadania), iniciou efetivamente o seu trabalho como nova Secretária da Saúde de Santa Catarina com a tarefa de encaminhar para os municípios as 309.050 doses de vacinas que haviam recém desembarcado em Florianópolis, sendo 18.250 doses da Oxford/Astrazeneca e 290.800 Sinovac/Butantan.

A distribuição, no entanto, só começou no sábado (3), dois dias depois, num inexplicável atraso, diante do quadro gravíssimo por que passa o estado que acumula mais de 816 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, com mais de 11 mil mortes desde o início da pandemia.

O feriado de sexta-feira (2) foi marcado por interrupção no esquema de imunização em várias cidades, que só foi retomado no sábado. Na Capital, por exemplo, apenas com a aplicação da segunda dose em pessoas com 78 anos ou mais.

A partir de agora, Carmen Zanotto – profunda conhecedora dos problemas do enfrentamento à pandemia, pois atuava diretamente nesta área na Câmara Federal, e também da estrutura de Saúde do estado, já que foi secretária em governos anteriores – tem a missão de acelerar o ritmo da vacinação.

Ela tem na agenda o retorno a Brasília esta semana para tratar da regularização do número de doses que o estado necessita para a vacinação de 100% dos trabalhadores de saúde e população acima de 60 anos de idade. Há diferenças nas bases de dados que o estado fornece ao ministério que precisam ser ajustadas.

No site oficial do governo, o último balanço publicado nesta segunda-feira (5), aponta, em números bem grandes, que Santa Catarina recebeu 1.018.990 doses, sendo aplicadas 876.864, incluindo a D1 e D2. Uma sora de quase 200 mil doses não aplicadas. Pelo visto, a experiente Carmen Zanotto terá trabalho extra pela frente.

 

Equipamentos serão emprestados para outros municípios | Foto Divulgação/PMC

Exemplo de Chapecó

A prefeitura de Chapecó vai emprestar parte dos equipamentos do Centro Avançado de Atendimento Covid, que foi desativado após a alta de 102 pacientes e 85 transferências. De acordo com o prefeito João Rodrigues o município está atendendo uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde.

Serão emprestadas 40 camas, 40 bombas de infusão, 40 suportes de soro, 20 respiradores e 20 monitores. No entanto, parte da estrutura de 75 leitos de enfermaria e 20 da Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, assim como a rede de oxigênio, continuam no Centro de Eventos, para o caso de uma nova onda de contágio. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que nesta quarta-feira (7) estará na cidade para ver o trabalho de perto.

 

Decreto

Entrou em vigor, nesta segunda-feira, 5, o decreto nº 1.238/2021 que prorroga as medidas de combate à Covid-19 em SC. Vale até o dia 12. A única alteração é em relação ao fornecimento de bebidas alcoólicas com consumo no próprio estabelecimento, que fica liberado até 22h (antes era até 18h).

Os demais regramentos seguem valendo para todo o estado, como a proibição de funcionamento de casas noturnas, shows e espetáculos, eventos sociais e reuniões de qualquer natureza. Permanência em parques, praças, balneários e nas praias não está autorizada. Foi o primeiro decreto com a participação da nova secretária, Carmen Zanotto.

 

Abaixo-assinado

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos) lançou um abaixo-assinado virtual convidando a população para participar do processo de mobilização para a construção de um hospital público em Palhoça. O parlamentar fez um estudo sobre as demandas e necessidades do município de 175 mil habitantes que é o único entre os grandes da Região Metropolitana que ainda não possui uma unidade hospitalar. A meta é alcançar 10.000 assinaturas e posteriormente levar o documento ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

ACI

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lança nesta quarta-feira (7) uma campanha de valorização do jornalismo. Com o mote “24 horas na vida de um jornalista”, a campanha tem roteiro e criação da agência OneWg e produção e edição da Latina Filmes. O lançamento será remoto e com transmissão pelo canal de YouTube da entidade, a partir das 19h30. No mesmo evento, será apresentada a nova diretoria e conselhos, eleitos no final de 2020.