Novos olhares para o acesso à Saúde

foto: divulgação

Por: Coluna Novale

10/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 10/04/2024 - 16:17

Por James Roberto Kanzler
Proprietário da Clean Card
Iniciativa instalada no Novale Hub

Em um mundo onde a saúde é uma das maiores preocupações da população, o acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade emerge como uma necessidade imperativa. No Brasil, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma política de saúde universal e gratuita para todos os cidadãos, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

No entanto, apesar de seus objetivos ambiciosos, o SUS enfrenta desafios significativos, como disparidades na qualidade e no acesso aos serviços de saúde em diferentes regiões do país. Estes desafios são destacados em estudos como o realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta para as dificuldades enfrentadas pelo sistema em garantir um padrão uniforme de cuidado de saúde em todo o território nacional.

Diante desses obstáculos, muitas pessoas consideram os planos de saúde privados como uma alternativa para acessar serviços de saúde. Entretanto, os planos de saúde tradicionais muitas vezes apresentam valores altos, são individualizados, avaliam faixa etária e doenças preexistentes, criando barreiras significativas para muitos brasileiros.

Neste contexto, a Clean Card surge como uma alternativa inovadora. Lançada em 2014, a iniciativa expande o acesso a cuidados de saúde de qualidade por meio de um modelo de assinatura mais inclusivo. Diferente dos planos de saúde tradicionais, a Clean Card permite que o assinante inclua até quatro membros da família sem custo adicional, sem avaliação de doenças preexistentes ou faixa etária. Essa abordagem democratiza o acesso aos serviços de saúde, tornando-o mais equitativo.

Além disso, a Clean Card conseguiu estabelecer parcerias estratégicas com associações, empresas e sindicatos, fortalecendo sua rede de apoio e expandindo seu alcance. Atualmente, possui parceiros na área de saúde em todo o território nacional, garantindo uma ampla cobertura de serviços para seus usuários. Essas parcerias não apenas beneficiam os usuários do serviço, mas também os prestadores de serviços de saúde, criando um círculo virtuoso de saúde e bem-estar na comunidade.

A implementação de programas de desconto em saúde como a Clean Card é um testemunho do potencial de soluções inovadoras para abordar as desigualdades no acesso à saúde. Ao fornecer uma alternativa viável e mais inclusiva aos sistemas tradicionais de seguro saúde, que muitas vezes são proibitivos devido aos altos custos, esses programas demonstram que é possível construir sistemas de saúde mais inclusivos e equitativos.

Enquanto o caminho para garantir o acesso universal à saúde é complexo e desafiador, iniciativas que buscam tornar o cuidado de saúde mais acessível e equitativo são fundamentais para avançar nessa direção. Ao promover uma abordagem mais inclusiva ao cuidado de saúde, podemos dar passos significativos para melhorar a qualidade de vida nas comunidades ao redor do mundo.

Patrocínio: