Novo Ensino Médio em SC tem aumento de carga horária e novas disciplinas

A partir de fevereiro, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que será implementado para os alunos da 1ª série, além dos estudantes de 120 escolas-piloto catarinenses, que já aplicam desde 2020. Uma das mudanças é a ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas. O Novo Ensino Médio altera o modelo de disciplinas e inclui propostas como: o Projeto de Vida (permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro), uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos (divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo) e as Trilhas de Aprofundamento (serão ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio e permitirão que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. Por exemplo: área de Matemática e suas Tecnologias: a matemática e o mundo do trabalho).

O currículo será dividido em Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). A Formação Geral Básica prevê Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento. Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.

Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Um desafio para estudantes e professores.

A ver como funcionará.

 

 

Alteração no valor do imposto tem a ver com a valorização do preço dos veículos seminovos e usados | Foto Julio Cavalheiro/Secom

 

IPVA sem aumento

Governo de Santa Catarina divulgou material explicando que a alíquota do IPVA no estado não sofreu aumento e varia entre 1% e 2% do preço de mercado do veículo. O tributo pago no Estado é inferior – em muitos casos a metade – do pago na maioria dos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e até Minas Gerais. A alteração no valor do imposto tem a ver com a valorização do preço dos veículos seminovos e usados nos últimos meses. O IPVA é um percentual sobre o preço de mercado, que é apontado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Esse percentual, chamado de alíquota, varia a critério de cada estado.

TRE-SC (1)

De janeiro a dezembro de 2021, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina recebeu 20.744 ligações via Disque-Eleitor. O serviço de atendimento telefônico do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral) está disponível através do número 0800 647 3888, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. As principais demandas recebidas no ano passado correspondem à emissão de título de eleitor (1º título, transferência e atualização de dados), emissão de certidão eleitoral, pagamento de multa, regularização do cadastro e justificativa por ausência às urnas.

TRE-SC (2)

O Disque-Eleitor serve de apoio ao canal de atendimento online do TRE-SC, onde é possível requerer diversos serviços. Em razão da pandemia, o atendimento presencial continua suspenso. Assim, a emissão do título de eleitor ocorrerá somente pelo sistema Título Net. O prazo para solicitar a primeira via do documento ou regularizar pendências eleitorais termina no dia 4 de maio, pois o fechamento do Cadastro Eleitoral ocorrerá 150 dias antes das eleições deste ano. A eleição será no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

 

Doses em Crianças

As crianças que receberam imunizante de adulto no lugar do infantil devem ter os sinais vitais monitorados e receber tratamento sintomático, se necessário. A recomendação foi feita pela Pfizer, fabricante das vacinas contra Covid-19 aplicadas equivocadamente a 49 crianças de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. A recomendação foi feita por meio de nota que foi publicada no portal do MPF-PB (Ministério Público Federal da Paraíba), que investiga o caso. Das 49 crianças afetadas, 36 receberam doses vencidas do imunizante da Pfizer.

 

Udesc

A Udesc encerrou o prazo de inscrição do Vestibular de Verão 2022 – Processo Seletivo Especial com 9.894 candidatos inscritos para 1.275 vagas de 52 cursos de graduação presenciais e a distância, distribuídos em 12 municípios catarinenses. A marca é novo recorde de inscrições.. A maior marca desse tipo de seleção na Udesc era, até então, do Vestibular de Verão 2021, que teve 9.028 inscritos.