Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novo confirma o empresário Mario Felippi como pré-candidato à Prefeitura jaraguaense

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

08/05/2024 - 06:05

O empresário e professor universitário Mario Cesar Felippi Filho foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Jaraguá do Sul pelo partido Novo.

Segundo o presidente do diretório municipal, Edson Ewald, a escolha aconteceu em reunião de filiados no fim do mês de abril. Depois disso, Mario passou pelo processo interno de definição de pré-candidatos do Novo.

O lançamento oficial da pré-candidatura deve ocorrer ainda este mês em um evento com a presença de filiados e políticos locais e do Estado de destaque da sigla.

Quem é Mario Felippi?

Mario Cesar Felippi Filho tem 40 anos e é bacharel em Direito pela FURB de Blumenau e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Também tem pós em Balística aplicada ao Direito e mestre em Ciências Jurídicas.

Atualmente é professor universitário na área de Direito Penal e Processual Penal no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
É instrutor de armamento, presidente do Parabellum Clube de Caça e Tiro e advogado militante na área criminal.

 

Dr. Vicente pede debate sobre a saúde na Alesc

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, esta semana, a realização de audiência pública para tratar do fechamento dos hospitais de custódia no país, que abrigam pessoas com doenças mentais que praticaram crimes. Também foi aprovada a realização de debate público sobre a situação da rede de atendimento de urgência e emergência na saúde pública de Santa Catarina. As proposições foram apresentadas pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Ainda não há data para a realização dos dois eventos.

Os hospitais de custódia, também conhecidos como “manicômios judiciais”, abrigam pessoas com transtornos mentais que foram consideradas inimputáveis ou semi-imputáveis, ou seja, aquelas pessoas que não podem ser responsabilizadas por seus atos e são enviadas para este espaço para cumprirem uma medida de segurança e terem tratamento médico.

O parlamentar explicou que por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até maio deste ano todos os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) do país devem ser fechados. Santa Catarina tem um hospital de custódia, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), que fica em Florianópolis.

Dr. Vicente disse que se preocupa quanto ao destino dessas pessoas. Hoje são 92 sob custódia do governo estadual que têm doença mental grave. Entre eles há pessoas que cometeram crimes hediondos gravíssimos. “Deixar essas pessoas livres na sociedade e esperar que a Rede de Atenção Psicossocial – os CAPs – dê conta dessa situação, é muito temerário”, comentou. Ele afirmou que é preciso debater com o sistema de segurança e o sistema de saúde para saber se o governo catarinense está se preparando para isso e o que irá acontecer com as pessoas que serão soltas.

 

Conselho

Indicação legislativa apresentada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, nesta semana, solicita ao Executivo que viabilize o retorno das atividades do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, estabelecendo um calendário de reuniões plenárias para o ano. O objetivo é fundamentado na importância do Conselho, que foi reestruturado por lei em 2023. O conselho tem como finalidade estabelecer diretrizes, estratégias e atividades de redução da demanda e oferta de drogas no município. Segundo a indicação, diante desse contexto, a inatividade do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas torna-se inaceitável, pois compromete a implementação de políticas públicas voltadas para essa área tão sensível e relevante para a comunidade.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.