“Novembro Azul”

Por: Dr. Vicente Caropreso

05/11/2021 - 17:11 - Atualizada em: 27/10/2021 - 14:11

O Novembro Azul é a campanha anual dedicada à prevenção do câncer de próstata e à Saúde do Homem.

Os homens cuidam menos de sua saúde e apresentam maior mortalidade que as mulheres em praticamente todas as etapas da vida. A cada três mortes de adultos no país, duas são de homens. E dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior para os homens, pelo comportamento de risco e maior propensão a acidentes ou violência.

Em Jaraguá do Sul temos uma instituição muito atuante, a Rede Saúde do Homem, que organiza campanhas educativas e de incentivo à prevenção da saúde masculina, mas para isso mudar, é preciso conscientização individual. Os homens precisam entender que cuidados e prevenção são os maiores aliados da saúde.

Detectar as doenças precocemente traz mais chances de cura com tratamentos menos agressivos.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.

Todos os homens, a partir dos 45 anos de idade devem consultar o urologista e fazer o toque retal e o exame de PSA uma vez ao ano. Quem tem histórico na família, deve começar o controle aos 40 anos.

Falando em Saúde do Homem, outras doenças, como Infarto, Acidente Vascular Cerebral, doenças do fígado, câncer de cólon e de pulmão, e enfisema pulmonar atingem muito os homens.

O grande problema masculino é descuidar da qualidade de vida, dar pouca importância aos cuidados com a saúde e manter maus hábitos causadores de doenças.

Meu amigo! Vá ao médico, faça exames de saúde, não deixe para quando a doença estiver avançada – toda doença tem cura se for descoberta no início.

Vou fazer um pedido às mulheres: Minha amiga! Insista com seu marido, namorado, pai ou irmão para que ele se cuide. Se for o caso, marque as consultas, acompanhe-o ao médico e aos exames! Faça o que puder para que ele se cuide melhor.

Os homens (a maioria), deixados por conta própria, não se cuidam como deveriam.

Manter hábitos saudáveis – como a prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada, evitar o excesso de álcool, deixar de fumar, consultar o médico e fazer exames regularmente – ajuda a evitar muitas doenças.