Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nova lei prevê mais segurança nas escolas de SC – Acontece SC

Foto: Arquivo/PMJS

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/01/2025 - 08:01

O massacre ocorrido em Blumenau em 5 de abril de 2023, quando um psicopata pulou o muro da Creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e deixou outras cinco ficaram feridas, consternou Santa Catarina e o Brasil e exigiu resposta rápida da sociedade. Na Alesc, o presidente Mauro De Nadal liderou a instituição do grupo Integra, multidisciplinar, para criar leis que possam inibir novas tragédias como esta. Este ano, duas leis importantes, de origem parlamentar, foram sancionadas pelo governador Jorginho Mello. Uma delas prevê a criação de plataforma tecnológica para reunir informações de diversas entidades, centralizando e compartilhando dados sobre a violência escolar. O objetivo é contar com recursos especiais como o mapeamento geoespacial, que possibilitará identificar as áreas de maior incidência de violência e alocar os recursos necessários para prevenção e resposta ao problema.

PLIN

Outra lei, que institui a Equipe Disciplinar Mínima para Atuação em Ambiente Escolar, voltada à gestão do Plano Integrado para a Cidadania e Paz nas Escolas (PLIN). A equipe terá um psicólogo, um coordenador pedagógico, um assistente social, um professor e um gestor de segurança, proveniente da reserva remunerada do programa “Escola Mais Segura”.

Segurança

“Confiamos que, com a implementação do sistema, estaremos dando um passo significativo para identificar e agir nos ambientes escolares com mais casos de violência, promovendo ambientes escolares seguros e propícios ao desenvolvimento educacional dos estudantes catarinense”, projeta o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal.

Queda na inadimplência

Dados compilados pela Fecomércio SC apontam que a taxa de famílias catarinenses com contas em atraso caiu de 27,3% para 21,8% na comparação entre os meses de dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O endividamento também caiu em Santa Catarina ao longo de 2024, passando de 80% para 74,6% no intervalo de um ano.

Líder ?

Foto Bruno Collaço/ Agência AL

Conforme informação do colega Prisco Paraíso, o presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), teria sido convidado pelo novo Secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, para ser o novo líder do governo Jorginho Mello a partir de fevereiro, quando Julio Garcia (PSD) deve reassumir a presidência do parlamento catarinense pela 4ª vez. A conferir se o convite será aceito.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.