Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nostalgia: Uma tendência na gastronomia de 2025

Foto: divulgação

Por: Juliana Nardelli

25/02/2025 - 10:02 - Atualizada em: 25/02/2025 - 15:24

Todo ano que inicia nos faz pensar em novas direções a seguir. As tendências não acontecem apenas na moda, na forma de vestir, mas no nosso estilo de vida, em geral. A forma como nos alimentamos, os lugares onde nos alimentamos, os pratos que comemos, os ingredientes que consumimos… eles também acompanham tendências.

Se você tem alguma dúvida, pense no pistache. Há 3 anos pouco se falava dele no Brasil. Nos dois últimos anos, o pistache estava presente em tudo: chocolates, panetones, sorvetes, bolos… Assim como já aconteceu com a nutela, o caramelo salgado, e agora vivemos o auge do limão siciliano e o início da era das cerejas. Quanto a estas, aparecem em receitas, drinks, mas também como estampa na moda feminina e como cor em diversos itens de vestir, acessórios, automóveis, casa, etc…

De todas as tendências/correntes de moda que viveremos na gastronomia em 2025, a que mais me chama atenção é a “nostalgia” . Um tema amplo que vai buscar sabores que evocam memórias afetivas, influenciando tanto as escolhas de consumidores quanto as estratégias de chefs e marcas do setor alimentício.

O conceito de “comida afetiva” reflete o desejo de reviver momentos marcantes da infância e de experimentar pratos que, além de deliciosos, proporcionam conforto e pertencimento. Os consumidores buscam experiências que tragam sensações de familiaridade e autenticidade. Essa busca acontece nos pratos: sabor da casa da vó, por exemplo. Ela pode vir representava na lasanha tradicional, no feijão tropeiro, num café passado em coador de pano… Claro que as receitas de família, as comidas meio esquecidas estarão em alta novamente. Mas, além disso, todo o visual pode ser influenciado por esse desejo nostálgico!

Acredito, realmente, que os restaurantes “instagramaveis”, os pratos criados para viralizar nas redes sociais estão em declínio. Não há mais novidade nisso. Por isso, a tendência de bares, cafés, restaurantes com “cara de casa”, acolhedores, afetivos, decorados com objetos vintage vai crescer rapidamente. Para muitos, esse retorno ao passado não é apenas sobre comer, mas sobre reviver uma parte de si mesmos.

Chefs estão se dedicando a revisitar receitas antigas. Arquitetos e decoradores explorando memórias… Tudo para criar experiências nostálgicas aos consumidores. A indústria criando eletrodomésticos, louças, móveis em estilo retrô.

Me conta, você vai aderir a esta tendência da gastronomia em 2025?

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.