Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nós e os outros – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

28/03/2025 - 08:03

Cresci ouvindo adultos repetir uma frase que se me afigurava estranha, nunca entendi a frase dos adultos de então. A frase é – “Me engana que eu gosto”. Como me engana que eu gosto? Essa frase tem incontáveis interpretações. Omitir, por exemplo, para alguém alguma coisa ruim e que pode ser evitada é uma ação digna, afinal evitar o sofrimento alheio é uma boa ação, não é enganar a pessoa. Ver uma pessoa descaída, “envelhecida” por uma doença ou por descuidos com a aparência e não falar dessa aparência da pessoa também é uma boa ação. Só depois de muitos anos me explodiu na consciência uma hipótese que quando jovem não me ocorreu… Será que quando alguém dizia – Me engana que eu gosto – a pessoa estava falando de ato sexual? Os psicoterapeutas sabem, por exemplo, que um percentual elevadíssimo de mulheres finge – engana no sexo. Elas fazem exatamente o que o ditado popular aconselha: enganem que eles gostam… Quem pode garantir que as mulheres estão de fato se deliciando num ato sexual no casamento? Será que o prazer de muitas não seria um “teatro” para não frustrar o companheiro? Já com os homens a coisa é diferente, quando “a ficha cai” não há como fazer teatro, a “ficha caiu”. Mentiras, enganações? O ex-presidente americano George Bush. Ele dizia que: – “É incrível a quantidade de pessoas que ganham de você no golfe depois que você deixa de ser presidente”. Frase irônica, mas incontestável, vivemos numa sociedade de “lambe-botas”, de pessoas ordinárias que bajulam e mente aos que lhes estão acima, no poder. Mas basta perderem o poder, os até então bajulados são esquecidos. E o que dizer das pessoas que se deixam anestesiar por elogios que elas sabem ser falsos? A estupenda maioria dos manés quando chega a qualquer tipo de poder pensa, se acha, com poder ou com algum talento admirável. Será que de fato existe alguém que sem qualquer talento maior acredite nas bajulações mentirosas dos oportunistas? Quando alguém nos chama de feio, feia, quase sempre é por uma frustração dessa pessoa conosco. Ver-se feia ou bonita a pessoa é decisão da autoestima dessa pessoa. Nossa verdadeira beleza é invisível para os olhos… O silêncio, mais das vezes, é o melhor elogio.

SAFADO

Um guri de sete anos não tem mais nada de criança, nada. Manchete: – “Professora é espancada por família ao cobrar dever de casa”. O guri, de sete anos, vivia “vagando”, não fazia os temas de casa, a professora o cobrava e… Esta semana ela levou do guri um tapa na cara. O vagabundo chegou em casa mentindo e a família dele foi ao colégio bater ainda mais na professora. Em Salvador, BA. Sem discussões, esse guri tem que ser expulso do colégio, não sem antes passar na… salinha dos fundos. Chega desses tipos nos colégios, chega!

APOSENTADORIA

Dos médicos milenares, uma lembrança filosófica: – “A aposentadoria pode ser o início dos seus problemas”. Vou arrematar: garantidamente será. A aposentadoria será uma “vala” antecipada se a pessoa simplesmente ficar se coçando, sem um propósito, um trabalho social, algo que a envolva no dia a dia continuado. As mulheres estão fora dessa porque nunca se aposentam… Mas eles por maioria… S.O.S.

FALTA DIZER

Frases que guardo nos meus arquivos, antigas, porém… Eternas. Uma delas diz que – “A água é a melhor pílula para prolongar a juventude de sua pele, pois deixa-a mais macia e menos sujeita a rugas”. Diga isso aos levianos e você vai levar o “troco” na hora.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.