“No ambiente de trabalho não temos amigos”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

20/03/2019 - 10:03 - Atualizada em: 20/03/2019 - 13:24

Peguei na metade uma entrevista de um diretor de RH de uma empresa paulistana ao pessoal da Record/ TV. Mas o que peguei valeu pela entrevista toda. Num dado momento, o cidadão do RH disse que – “Uma palavra positiva ao colega desanimado pode curá-lo”…

E como sempre concordamos com quem pensa igual a nós, aplaudi o cidadão. O que ele disse fez-me lembrar do que já disse por muitas vezes em palestras que fiz dentro de empresas.

E o que disse é que é muito difícil encontrarmos colegas positivos ao nosso redor. Dou como exemplo um colega frustrado e que decidiu ir “lá dentro” dizer uns desaforos ao gerente que o magoou, ainda que merecidamente.

O que mais ouvimos quando tomamos essa decisão de ir “lá dentro”
dizer uns desaforos ao gerente é – “Tens razão, esse cara é um chato
mesmo, é um bobalhão que pensa que é alguma coisa…”.

E o sujeito que já estava furioso fica mais furioso ainda, foi incentivado por colegas… Minutos mais tarde, o impetuoso volta com o rabo no meio das pernas, ou perdeu tempo, não disse o que pretendia ou disse e foi suspenso ou demitido. E aí, e os colegas “incentivadores” o que vão dizer?

Vou repetir o que já disse miríades de vezes: ninguém tem três amigos,
três, não mais. AMIGOS. Ninguém tem. E não vale citar pai e mãe, já
irmãos podes pôr na lista, se for o caso… Mas não é fácil… No ambiente de trabalho temos colegas, não amigos. Até pode ser que haja um caso, mas será um caso de exceção.

O melhor a fazer, já disse também, é ter para com todos cordialidade e para com ninguém intimidade. Mas essa postura não nos impede de sermos positivos, otimistas, dar a quem precisa uma palavra de ânimo, palavra que pode mudar a vida dapessoa hoje encrencada, nunca vamos saber.

O positivo nunca prejudica, mas o silêncio pode até levar alguém a um extremo perigoso… Elogiar faz bem, chefes deviam elogiar mais, colegas deviam elogiar; claro, diante de uma verdade, afi nal, não penso que alguém seja tão ingênuo para não reconhecer um “fake” elogio.

Elogio faz bem, eleva o ânimo, produz motivação e faz parte do PIB da felicidade. Mas só os justos e felizes elogiam… Falando nisso, lembras do último elogio que recebeste? Aposto que não…

Perigo

Como jornalista e psicólogo ficou um olho no padre e outro na
missa… É preocupante o suicídio e a depressão entre os jovens. Em alta.
Algo está muito errado nas vidas em família, nas educações e nos valores de hoje… Esses extremos de condutas e reações dos jovens não vêm de graça, vêm de infelicidades muito silenciosas. Tudo está muito superficial, material e sem rumos. E por paradoxal que pareça, os jovens não gostam disso. Olho vivo, papais.

Amor

Uma promotora de justiça fez uma frase num telejornal e que precisa ser pensada, ainda que óbvia: – “Feminicídio é crime de ódio e não de amor”. A doutora tem razão, o amor não senta no banco dos réus. O ódio, seu irmão transviado, sim, esse explode na violência contra a mulher. Entende-se: o frustrado impotente é um boçal.

Falta dizer

Ridícula. Ela devia ter ido procurar outra empresa. Uma jovem tinha
um bom trabalho, mas namorou um cara, noivou e, porque ia casar, pediu demissão. Burra. Meses depois, o casamento foi a pique, um drama. E aí ela voltou à empresa onde trabalhara para pedir uma chance. Não devia ter sacrificado o trabalho por um calça frouxa. Vale para todas.