Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ninguém é santo

Por: Luiz Carlos Prates

01/10/2016 - 04:10 - Atualizada em: 30/09/2016 - 15:46

Comentava com alguns amigos sobre baixarias na televisão e um deles, chupando uma bala, simplesmente disse: – “Prates, ninguém é santo, não há mais ingênuos”…

Espere um pouco, não é porque somos adultos, casados, “experientes”, que nos vão jogar na tela da tevê obscenidades, imundícias de ordem moral e as tenhamos que aceitar em paz.

Veja esta manchete: – “TV à tarde já exibe sexo e violência, efeito da nova classificação”. Se você ainda não sabe, saiba que filmes que só podiam ser mostrados na tevê lá pelas tantas da noite agora podem ser vistos a qualquer hora, houve uma “reclassificação” de conteúdos e liberdade de horários de exibição.

Aliás, dia destes, sentei para tomar meu chimarrão, lá pelas 6h da tarde, e fui rodando pelos canais da Sky, la pucha, de repente me aparece na tela uma mulher nua, de pernas escancaradas e nem digo o mais… Seis da tarde, pode?

Está valendo tudo, se os pais não segurarem as rédeas bem cedo na vida dos filhos, se não lhes derem a vacina/moral já no berço, babaus, mais tarde será impossível. Os pátios dos colégios estão piores que bordéis ao tempo da Segunda Guerra, inimagináveis…

E esses vagabundos chamados de “humoristas” hoje, todos metidos a bonitões, a intelectuais, estão dizendo horrores, fazem humor só com palavrões. E há quem ache graça. Tudo na tevê à tarde, veja bem, à tarde.

É o vale tudo que rechaça qualquer tipo de censura, nada de limites por nenhuma razão. Mas é imoral, é constrangedor? Imoral e constrangedor para ti, seu moralista de cuecas, é o que mais ouço.

Um amigo meu me contou que um dia foi, com a mulher dele, ver um filme pornô na Alemanha, quando esses filmes não eram apresentados no Brasil, não havia internet, nada. Foram mais por curiosidade, afinal, eram casados, nenhum problema.

Meu amigo contou que ele e a mulher não aguentaram 10 minutos do filme, um horror, uma coisa nauseabunda, como de resto são todos esses filmes que hoje andam por aí, e qualquer dia serão mostrados nas escolas, não duvido… Ademais, como me disseram, ninguém mais é santo. Que tempos! E o Brasil, como sempre, avançando. Liberaram a libertinagem para todos os horários, faz sentido, no país da corrupção “oficial” sexo sempre foi parte do jogo sujo. Que gente sem futuro.

FELICIDADE

Acabei de jogar no lixo mais um livro – “Para Ser Feliz – psicoterapia para todos”. Já o tinha lido várias vezes, e chegara a hora de o amigo partir… Antes da despedida, abri-o numa página qualquer, e lá estava a frase instigante: – “É indispensável viver desapegados do mundo”. Convivo com essa frase desde que nasci, e até agora nada… Muito difícil esse tal de “desapego”, sei que não significa virar mendigo, mas… Desapegar do quê? Olho para os lados e tudo me faz sentido. Que baita estúpido.

FALTA DIZER

Não esqueça, votar em “amigo” ou por recomendação de parentes é anular-se como cidadão. Temos que votar em alguém honesto e competente. Sim, sei, são tão raros esses candidatos quanto dinossauros na missa das oito… Mas vale procurá-los.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.