Sabemos que a neuroarquitetura busca o resgate das pessoas e as conexões com o espaço. Nós viemos da natureza e interagimos muito melhor com espaços que possuem esta leitura, natural, orgânica, iluminada e integrativa.
De certa forma, nos conectamos ou somos estimulados a ter reações diferentes e quem determina inconscientemente isso são os lugares, pelas conexões, emoções que afloram diante do espaço em que estamos inseridos.
Além dos elementos naturais, algo que marca o espaço e que nos chama a atenção são os símbolos que ele possui. Estes símbolos desencadeiam uma reação e nos conectam com o lugar, gerando uma experiência.
Hoje existem muitos espaços em locais comerciais que são chamados de pontos instagramáveis, eles são responsáveis pela popularidade de um local nas mídias sociais, gerando uma promoção orgânica do local.
Como trazer esta linguagem projetual muito utilizada em espaços comerciais para o uso em projetos residências?
É importante criar um espaço que nos conecta, um cantinho que tenha a nossa cara, que nos identificamos e que podemos passar horas ali sozinhos ou acompanhados, recebendo uma dose de endorfina e relaxando, baixando o nosso nível de stress e de cortisol.
O símbolo é uma forma de comunicação, através de elementos visuais que possuem ou transmitem um significado emocional, valência emocional que é a emoção aflorada pelo símbolo. Esta emoção pode ser positiva ou negativa, por isso em determinados locais nos sentimos bem, já em outros nem tanto.
Vamos apresentar um projeto, que foi desenvolvido para uma família que gosta de receber, com um símbolo forte, que despertará relações no momento de lazer da família, gerará reações, sentimentos e sensações por todos que desfrutarem deste espaço, porque ali será um lugar diferente, inusitado e ao mesmo tempo simples e aconchegante.
Nosso briefing vai muito além de quantas pessoas e quais cômodos, descobrimos quais são os hábitos, a rotina e o modo de se relacionar do cliente. Neste caso, gostam de receber e de degustar um bom vinho com amigos. Com isto criamos um espaço no coração da casa, anexo a área festas, com uma cobertura de vidro para ver o céu estrelado, uma lareira para aquecer em dias frios e a vista da piscina que se mistura com a vista da cidade.
Por Juliana Jagelski
- Foto: Divulgação
Daniel
Onde encontrar:
Endereço: rua 25 de julho, 594 – sala 04
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
Telefones: 47 3371 3017 – 47 9 9696 8942
Site: jjdarquitetura.com.br
Instagram: @jjdarquitetura
Facebook: /jjdarquitetura
Youtube: youtube.com/@jjdarquitetura6511