Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Natal Mágico 2024 da CDL entra em vigor no comércio local

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

07/11/2024 - 06:11

Iniciou nesta quarta-feira (6) o período da campanha promocional Natal Mágico 2024, tradicional ação de final de ano da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul. Neste ano, sob o patrocínio da concessionária de veículos FIAT Ravenna e da cooperativa de crédito Sicredi, a iniciativa terá uma premiação no valor de R$ 200 mil através das tradicionais “raspinhas”, contemplando um grande ganhador com um veículo Fiat Pulse zero quilômetro no dia 30/12, via sorteio da loteria federal, além de oferecer mil vale compras instantâneos no valor de R$ 100 cada. Mais de 350 estabelecimentos comerciais de Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá e Massaranduba já confirmaram a adesão à promoção que todos os anos chega para impulsionar as vendas do varejo local e ajudar a espalhar o clima natalino entre os consumidores. A lista das lojas participantes, regulamento e demais informações ao público já estão à disposição no site: https://bit.ly/natalmagicoCDL2024

Pomerode inaugura canal de atendimento Parceiro Sebrae

A vizinha Pomerode agora conta com o canal de atendimento Parceiro Sebrae, uma iniciativa parceira firmada entre o Sebrae/SC e a CDL local, visando ampliar o acesso de pequenos empreendedores a serviços especializados para o seu crescimento. Inaugurada recentemente junto à sede da CDL de Pomerode, situada no Centro da cidade, a unidade é a segunda do estado, após a primeira ter sido implantada em Florianópolis, no bairro dos Ingleses. O Parceiro Sebrae foi criado para servir como um canal de atendimento presencial, com apoio de entidades que promovem o desenvolvimento econômico, voltado especialmente para atender micro e pequenas empresas com soluções práticas e personalizadas. O canal disponibiliza treinamentos, consultorias e eventos, e abre portas para que empreendedores locais participem de programas de capacitação e inovação do Sebrae/SC.


Pequenas empresas familiares são responsáveis por 65% do PIB

Pequenas empresas familiares representam a base da economia brasileira. Conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o modelo empresarial é responsável por aproximadamente 65% do do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e por 75% dos empregos gerados no país. Além disso, os dados mostram que cerca de 90% das empresas no Brasil têm caráter familiar, evidenciando a importância desse formato para o cenário econômico. Apesar de sua relevância, um dos obstáculos recorrentes a essas empresas parece ser a falta de um planejamento sucessório bem estruturado. Sem um plano claro para a continuidade do negócio, muitos empreendimentos familiares acabam não resistindo à troca de geração. O Índice Global de Empresas Familiares, da consultoria internacional PwC, mostra que apenas 36% dessas empresas conseguem chegar à segunda geração. Esse número cai para 19% na terceira geração e apenas 7% sobrevivem até a quarta, ressaltando a necessidade de planejamento e estratégia para garantir a longevidade dos negócios familiares.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.