Sentir-se bem, ser feliz é um ponto de vista, nada mais. O sentir-se bem não pode depender de algo externo, de algo que não dependa de nós. Antes de entrar no assunto, devo apenas lembrar dos incontáveis casos que ouço e vejo todos os dias em diversas fontes da imprensa, homens vagabundos, desgraçados da vida, matando mulheres indefesas simplesmente porque elas não o quiseram mais… Caras que não deviam ter nascido e que devem morrer na prisão… Volto ao assunto: bem-estar, felicidade ou meramente sentir-se a pessoa sem qualquer peso nas costas. Decisão absolutamente pessoal, já disse. O diabo é que colocamos nossa felicidade, o sentir-se bem, em paz, na dependência de algo que está fora de nós, quando, na verdade, para ser feliz não precisamos de nada, senão de mudar os pensamentos. Acabei de ver uma indicação para que tenhamos um bom clima em casa, uma vida familiar feliz. Essa indicação tinha por manchete esta frase: – “Cinco plantas que elevam a energia da sua casa no 1º dia”. E aí vinha a relação das plantas. Tremenda perda de tempo, idiotice de pessoas inseguras, pessoas que não se garantem e precisam de “empurrões” externos para viver bem. Nunca vão conseguir. As “plantas” para uma boa vida familiar começam pelo caráter, pela instância moral do pai e da mãe, dos aparentemente amantes… Uma dessas plantas é também o respeito. Sem respeito entre os familiares ninguém vai viver em paz. E mais uma planta para a harmonia caseira é a doação, a disposição das pessoas de abrir mão de algumas de suas manias em respeito ou ajuda aos demais. Educar severamente os filhos é outra “planta” das melhores energias familiares. Sem esquecer a gratidão, a consciência do bem que os companheiros do mesmo teto nos produzem. – “Ah, mas se tu conhecesses a minha família tu não ias dizer isso, Prates”! Não discordo, pode ser, mas, convenhamos, “doenças” não são coisas comuns em nossas vidas, são doenças, desatenções, desarranjos… Família bem centrada, respeitosa entre seus parceiros, consciente de gratidão pela união e pela proteção de todos, ah, por favor, não há o que a substitua nem folhagens que a supere. Muita pena das pessoas que precisam de plantas energéticas em casa para tentar, inutilmente, ter uma vida em paz. Coitadas dessas pessoas e famílias.
RETORNO
Sou forçado a retornar ao assunto, assunto velho, chato, mas… Revelador do caráter de muitos sem-vergonhas. É a história do empréstimo consignado, que explodiu outra vez, aquele empréstimo pegado na hora e também descontado automaticamente no dinheiro mensal dos aposentados. Filhos e netos pressionando pais e avós a lhes emprestar dinheiro para safadezas. Deixam os idosos endividados para eles, vadios, comprar bobagens, viajar, essas coisas. Empréstimo para esses ordinários só se eles estiverem na UTI. Vigaristas.
ABUSO
Imagens de torcedores brasileiros nos Estados Unidos, mundial de clubes. Uma guriazinha, de uns dois anos, no colo do pai e vestindo uma camiseta de um time carioca. Pai ordinário, forçando um condicionamento numa criancinha indefesa. Isso não se faz, como também não se batiza uma criança. Que ela cresça e faça o que bem entender da vida dela, educada para valores éticos, não para condicionamentos.
FALTA DIZER
Os bons amigos não nos criticam, nos corrigem de modo educado e caloroso, fora disso… Sobram muitos outros “amigos” e familiares para nos empurrar para debaixo do tapete, tudo em frases enganosas ou nem tanto, críticas disfarçadas ou descaradas. Por quê? Invejas, frustrações pessoais, comparações frustrantes, por aí. Ouvir e “selecionar”, não jogar nesse time.