Não deve ser mentira – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

18/11/2023 - 06:11

Claro que não deve ser mentira; para que fosse mentira, eles teriam que ter combinado entre eles e eles nem se conhecem… Vou falar sobre os caminhos do sucesso na vida. A palavra sucesso é elástica, ela tem vários sentidos para pessoas diferentes. Há pessoas para quem viver em paz é o maior dos sucessos, para a maioria é uma asnice, elas querem dinheiro, poder, querem ser sem nada ser… Os homens já devem ter ouvido falar dele, as mulheres não tenho certeza, Arnold Schwarzenegger, 76. Ele fez muitos filmes, filmes daqueles para os que gostam dos “fortões”, tipo “O exterminador do futuro”. Pois esse ator está lançando um livro sob o título de – “Seja útil – sete ferramentas para a vida”, livro de autoajuda. Fui à espionagem. Nesse livro, o ator passa dicas para que as pessoas tenham sucesso na vida; e resume o sucesso neste conselho: – “Comece a fazer coisas de que você gosta”. Frase tão velha quanto o sol… Todavia, ainda que a frase seja velha ela se confunde com a frase do Warren Buffet, o quinto sujeito mais rico do mundo, americano. Buffet aconselha: – “Faça o que você ama”. É a mesma frase dita de outro modo. Vivo repetindo isso. Os jovens precisam ser alertados pelos pais, o caminho do sucesso na vida é o caminho do trabalho, do casamento por amor com o que fazemos. As vantagens desse “casamento” são muitas, como mais sossego, menos estresse, mais criatividade, menos cansaço, menos doenças, mais vigor e bem mais felicidade. Infelizmente, não é o que mais acontece. No Brasil, em torno de 85% dos que trabalham não gostam do que fazem, trabalham só pelo salário. Infelicidade garantida, uma CLT dos aborrecimentos… Parece que os bem-sucedidos, caso do Schwarzenegger, combinaram de passar adiante conselhos prosaicos, bizarros mesmos, mas iluminadas verdades, aliás, a felicidade gosta de andar pelas ruas disfarçada, gosta de vestir-se de modo discreto, ter aspecto bem simples, como se ela fosse uma ninguém. E ela é a rainha da vida. E está à mão de todos nós, basta fazermos o de que gostamos. Que os pais, desde cedo, digam isso aos filhos e parem de tentar tapar o sol com a peneira e mentir para Deus e o mundo…

DESPUDOR

O despudor está na moda, insisto. Uma jovem, desde cedo muito barulhenta, que está na ativa na tevê, acusa um ex-namorado por ele ter postado imagens dele “sobre ela” na cama ao tempo em que se curtiam. Ele se defende dizendo que foi sem querer, as imagens vazaram. Sim, mas as fotos são reais, não foram montadas. Ela concordou com as filmagens naqueles momentos? E agora posa da vítima? Os dois se merecem…

LEITURA

Nunca mais ouvi falar… Você notou que pararam com o embuste de cursos para leitura dinâmica? O sujeito lia a Bíblia em 40 minutos com aquela leitura… Artifício para vadios. Leitura proficiente exige vagar, disciplina, paz e vontade. Com essas virtudes a compreensão e a memória funcionam. Aliás, não é por outra razão que tão poucos são leitores. A pressa é inimiga da memória.

FALTA DIZER

Um ordinário, em São Paulo, foi flagrado numa igreja, durante uma missa, abraçado com a amante. Casualmente, a esposa do canalha foi à mesma igreja e os flagrou. Foi um escarcéu. Fico pensando, uma cara para ir à missa presumidamente tem que crer num deus, respeitá-lo, não cair em tentação, não trair, mas… As igrejas estão cheias de falsos beatos e “santas”. Safados!