Isso mesmo, não adianta mentir. E no que vou falar, todos mentimos. Mentimos dizendo, por exemplo, que para nós tanto faz ter a cara que temos, nunca pensamos em sermos mais bonitos, bonitas. Dizer que não falar um idioma estrangeiro também nos passa batido. Ou dizer que estamos satisfeitos com o que temos, não queremos mais nada… Ou ainda dizer que o nariz que eu tenho está bem, nunca pensei em “harmonizar” o meu nariz… Estou ótimo, não quero mais nada, estou bem com o que tenho. Quem vive nessas linhas retas do não desejar nada, não querer mudar nada, quem? Mentimos porque silenciosamente não vemos jeito de mudarmos muitas coisas em nossas vidas. Mas temos o que mudar, sim. Mudar alguma coisa ou conquistar algo de novo, algo que nos eleve, nos destaque, nos faça invejados… Quem não tem réstias desses desejos? Ocorre que mais das vezes não vemos chances de chegar aonde queremos ou sonhamos. E ao nos vermos sem condições de avançar, melhor é desistir e dizer, mentirosamente, que estamos numa boa. A questão é que todos podemos dar um passo à frente. E já disse aqui que ninguém é insano, quase digo ninguém é louco, para desejar o que sabidamente não lhe é possível. O exemplo mais imediato que me ocorre é eu desejar ser Papa. Bolas, não sei nem onde fica a igreja… Quando praticamos alguma ação de modo vagaroso, mas constante, sempre no rumo de uma realização, vamos chegar a essa realização. Claro, realização possível, mas impossível se não dermos todos os dias, todos, incondicionalmente, um passinho à frente. De vagar se vai ao longe, não é o que diz o velho ditado? De grão em grão a galinha enche o papo, é outro ditado sagaz, como aquele que diz que – de tostão em tostão se chega ao milhão. Ler uma página por dia só para começar o hábito da leitura – hábito que nos enriquece a cabeça e, não raro, os bolsos, é uma decisão sábia. Vai dar resultados. Vale para tudo na vida, só o que não vale é a preguiça, o deixar para amanhã, a desculpa dos frouxos. A vida se começa a mudar hoje, agora. Um pequeno passo hoje será – mais adiante – olhado como um passo decisivo para nos dar o conforto do agora.
JESUS
Acabo de suspirar, Jesus! Inobstante todos os rios de informações que nos chegam todo momento e por todos os poros, as ingenuidades continuam ferrando pessoas. Ouça a manchete: – “Mulher perde 350 mil após se casar com homem que conheceu na internet”. Um vigarista, um gangster. Agora, como é que alguém casa na pressa e sem conhecer gotículas do caráter dele ou dela? Fazem. Fazem por desespero, querem uma aliança no dedo. Tudo bem, só não incomodem o delegado!
SINTOMAS
Crimes e desarranjos sociais são resultantes dos usos e costumes da época. Ouça a manchete: – “Escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes diz que – a cocaína está em alta e há uma falência na guerra às drogas”. E quem consome drogas? Os covardes dos desafios, os inseguros de si mesmos. E o crime é conseqüência. E há muita gente “graúda” nesse barco das drogas. Graúda nas aparências, só.
FALTA DIZER
Reportagem de um jornal gaúcho, manchete: – “Como driblar o risco de depressão e isolamento social ao envelhecer”. Hoje essa salvação é loteria para a maioria dos idosos. Famílias insensíveis, filhos que dão no pé e falta do investimento em amizades quando era tempo. Só um milagre…