Com apenas um projeto de lei em votação e uma enxurrada de indicações, ocorreu na tarde de ontem a primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Se a pauta oficial estava fraca, foi na ordem do dia e na palavra livre que os recados mais importantes foram dados. Provocado por Natália Petry (PMDB), que ressaltou que o momento econômico não é favorável para um aumento no número de parlamentares e nem para a compra de um terreno para construção de uma nova sede do Legislativo, o presidente José de Ávila (SDD) descartou apresentar as duas propostas apesar de ter considerado como prioridade a aquisição de uma área quando foi eleito para o cargo. O clima esquentou entre os dois, mas o resultado – que vai significar economia aos cofres públicos – é o que realmente importa.
Outro tema que dominou boa parte das discussões no ano passado, a abertura do comércio aos domingos, também foi definido na estreia. Autor da proposta em 2015, Jeferson Oliveira (PSD) disse que, apesar de ser favorável à iniciativa, não está disposto a defender a proposta nesta legislatura, decisão que foi tomada em conjunto com a Mesa Diretora.
A ausência do debate ficou por conta do projeto já rejeitado duas vezes, o que prevê o fim do recesso de julho na Câmara. O texto não entrou na pauta, mas, segundo João Fiamoncini (PT), ficará pronto para ir à votação nos próximos dias. Em ano eleitoral e com todos os parlamentares precisando fazer média com o eleitor, desta vez o projeto tem tudo para passar.
* * * * *
Winter desafia
Ademar Winter (PSDB) desafiou os demais vereadores a apresentar o “habite-se” de suas residências na próxima sessão. Sem revelar quem era o parlamentar que estava no alvo, o tucano disse ter tudo em dia, ao contrário de “alguns”. A discussão começou quando Natália Petry informou que servidores estão fazendo um esforço para regularizar a situação do prédio que abriga a Câmara.
* * * * *
Denúncia arquivada
O Ministério Público indeferiu representação do radialista Sergio Peron contra os vereadores que rejeitaram a abertura de uma comissão processante para investigar supostas irregularidades na conduta de Jocimar lima (PSDC). O promotor Ricardo Viviani ressaltou na decisão que não cabe ao MP analisar “o acerto ou desacerto” dos votos proferidos pelos vereadores.
* * * * *
Vai de bike
Para economizar, cuidar da saúde e do meio ambiente, o prefeito de Massaranduba, Mario Fernando Reinke (PSDB), também adotou a bicicleta para ir ao trabalho. Ao ser flagrado pelo fotógrafo Eduardo Montecino pedalando na chuva na manhã de ontem, Reinke se desiquilibrou, mas não caiu.
* * * * *
No gabinete
Ex-presidente da Fundação Cultural e servidor de carreira há quase 20 anos, Sidnei Lopes assumiu uma diretoria no gabinete do prefeito Dieter Janssen (PP). Tem como missão atender a comunidade e os secretários e dar agilidade a encaminhamentos administrativos. A articulação política, no entanto, continua como responsabilidade do secretário Ademar Possamai.
LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO