Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mulheres CEOs: lideranças femininas conquistam espaço em grandes corporações da região

Divulgação/Duas Rodas

Por: Debora Volpi

14/11/2024 - 06:11

A nomeação de Rosemeri Francener (foto) à presidência da jaraguaense Duas Rodas, junto à recente ascensão de Gabriela Rizzo como presidente do Grupo Malwee; de Ana Clara Franzner Chiodini, como CEO do Grupo Agricopel/Mime e de Viviane Cecilia Lunelli na direção da têxtil Lunelli, são alguns dos exemplos que destacam o avanço feminino em posições de alta liderança no setor empresarial da região. Essas executivas, além de contribuírem para uma nova visão de negócios, representam uma importante transformação cultural dentro de ambientes que, tradicionalmente, sempre tiveram pouca presença de mulheres no topo da hierarquia. Ao abrirem esse caminho, elas ajudam a estabelecer um exemplo promissor para futuras gerações, reforçando que a presença feminina em altos cargos não deve ser exceção, mas uma tendência crescente. Como muitos estudos comprovam, a diversidade de pensamento na liderança empresarial, via de regra, agrega valor e traz benefícios, gerando resultados. No comando de grandes empresas, as mulheres costumam promover um ambiente colaborativo e equitativo, além de manter o foco no desenvolvimento sustentável e na valorização do capital humano, aspectos que impactam positivamente a produtividade.

Participação feminina é uma tendência nacional, aponta Forbes

Pesquisa recente da consultoria PwC Brasil e do 30% Club Brazil, divulgado pela revista Forbes Brasil, revelou que apenas 16% das empresas do IBrX100, índice que inclui as 100 ações mais negociadas na Bolsa de Valores (B3), possuem conselhos de administração com pelo menos 30% de mulheres. Embora a participação feminina se mantenha estável em relação ao ano passado, houve progresso dentro dos últimos cinco anos, quando era de apenas 8,5%. Entre as empresas que se destacam com ao menos 40% de conselheiras estão Caixa Seguridade, Magazine Luiza, Santander, TIM, Totvs e Vivara. Já o Banco do Brasil é a única instituição do IBrX100 a alcançar a igualdade de gênero no conselho, com 50% de mulheres. Segundo Anna Maria Guimarães, presidente do 30% Club Brazil, integrar a diversidade à governança corporativa deve ser encarado como base atual para o crescimento sustentável das empresas. A iniciativa do 30% Club Brazil quer 30% de participação de mulheres nos conselhos das empresas do IBrX100 até 2026.

Delas Summit 2024 fomenta empreendedorismo entre as catarinenses

Nos últimos dez anos, o número de mulheres donas de negócios aumentou 213% em Santa Catarina. Hoje, elas estão à frente de 35% dos negócios catarinenses. Para discutir os desafios e oportunidades vivenciados por essas empreendedoras, o Sebrae/SC traz o Delas Summit 2024, no espaço CentroSul, em Florianópolis, nos dias 21 e 22. Será a segunda edição do evento, considerado o maior sobre empreendedorismo feminino do sul do Brasil, cuja intenção é fomentar o empreendedorismo feminino, gerar conexão, networking e fortalecer negócios liderados por mulheres. Além de mais de 150 expositoras, formadoras de opinião como Mari Maria, Flávia Alessandra, Rafa Brites, Nath Finanças e Andrea Schwarz estarão presentes para abordar as tendências do mercado nacional. Ao todo, haverá mais de 80 palestrantes, 16 horas de programação presencial, 30 parceiros, uma plenária e oito palcos simultâneos. A expectativa é receber cerca de 6.500 mil mulheres presencialmente. Os ingressos ainda podem ser adquiridos em https://sebrae.sc/delas-summit

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.