Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mudança no colegiado virou rotina – Claudio Prisco Paraíso

Por: Claudio Prisco Paraíso

12/06/2025 - 18:06 - Atualizada em: 12/06/2025 - 18:13

 

O governador Jorginho Mello tem uma verdadeira compulsão por mudanças na sua equipe administrativa. Nesta semana, mais duas alterações. Quando se imaginava que, com a investidura de Luciane Ceretta na Educação, as modificações haviam se encerrado, veio mais uma leva.
Edgar Usuy foi deslocado do Planejamento para a Ciência, Tecnologia e Inovação, substituindo Marcelo Fett, que, depois de dois anos e meio integrando o colegiado estadual, partiu para novos desafios na iniciativa privada. Para substituir Usuy no Planejamento, chegou o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira.
Ele que, depois do revés eleitoral, quando a vereadora Juliana Pavan, do PSD, se elegeu e o sucedeu, tentou emplacar na Secretaria de Turismo. Até porque o titular até então foi recrutado pela própria Juliana Pavan para servir à mesma área em Balneário Camboriú.

 

Fechou a vaga

Quem respondia interinamente pelo Turismo estadual era Catiane Seif, adjunta. Mas, como Peter Lee, o candidato de Fabrício, foi atropelado em um projeto impulsionado exclusivamente pelo ex-prefeito, Jorginho Mello acabou efetivando Catiane, atendendo, inclusive, ao pedido do próprio senador Jorge Seif e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Na trave

Agora, mais uma vez, Fabrício de Oliveira tentou se viabilizar para a pasta do Turismo, que tem tudo a ver com Balneário Camboriú, cidade que ele administrou por oito anos. Mas bateu na trave novamente.
A ele foi oferecida uma secretaria meio, sem muita exposição e com um trabalho muito interno.

 

Escudeiro

Edgar Usuy é um homem da mais absoluta confiança de Jorginho Mello. Então, o Planejamento até ganhou um certo protagonismo, mas na sombra, sem holofotes.

 

Esvaziamento

Agora, com Fabrício, tudo leva a crer que a Secretaria venha a ser completamente esvaziada. Até porque Jorginho Mello tem suas reservas em relação ao novo titular. Só o nomeou diante de um novo pedido de Michelle Bolsonaro. Ela já havia solicitado que o governador respeitasse o nome indicado por Fabrício para a sucessão municipal. E deu no que deu.

 

Preterido

O PL tinha um candidato favorito, que aparecia em todas as pesquisas: o ex-vice-prefeito de Fabrício ao longo dos dois mandatos, Carlos Humberto, que renunciou para se eleger deputado estadual.
Nesse contexto, Bolsonaro chegou para Jorginho Mello e disse para colocar Balneário Camboriú na conta dele próprio, do ex-presidente.
Ficou negativa. Porque Jorginho advertiu a família Bolsonaro para o risco da derrota em Balneário. Foi o que ocorreu.

 

Madrinha

Agora, novamente, Fabrício esteve, no sábado, no evento do PL envolvendo as mulheres de todo o Brasil. Outra vez, acionou Michelle Bolsonaro. Como Jorginho, evidentemente, não quis recusar um pedido da ex-primeira-dama, acolheu — mas entregou apenas a Secretaria de Planejamento.
Assim, ele praticamente perde um deputado estadual que, na verdade, já está acertado com o PSD, e não é de hoje.

 

Ao natural

E nem haveria outro caminho para Carlos Humberto. O parlamentar foi ignorado por Jorginho na disputa municipal e acabou se transformando no fator determinante para a eleição de Juliana Pavan em Balneário.

 

Vizinhança

O deputado também ajudou Leonel Pavan no município vizinho de Camboriú. Percebendo que Fabrício já se articulava para concorrer à Assembleia — e continua respondendo pelo PL de Balneário, vejam só, apesar da derrota — Carlos Humberto tomou a decisão de desembarcar.

 

Prejuízo

Ou seja, a chegada de Fabrício no secretariado só reafirma a convicção de novos ares partidários para Carlos Humberto, que vai passar a ser correligionário de Juliana e Leonel Pavan no PSD.

 

Estrago

Portanto, o PL e Jorginho Mello perdem um empresário, deputado, com grandes perspectivas de reeleição — e ficam com um ex-prefeito derrotado, que traz consigo um verdadeiro penduricalho de processos e ações judiciais, e até movimentações do Ministério Público.
O ex-prefeito não apenas responde sob o aspecto administrativo do exercício da Prefeitura de Balneário, mas também pelos excessos cometidos durante a campanha eleitoral.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp